Volkswagen começa a testar sistema híbrido flex eTSI
Conjunto eletrificado da VW vai unir o motor 1.0 turboflex a uma unidade elétrica; híbrido leve pretende reduzir consumo e emissões
A nova fase do Proconve, a L8, estreia em janeiro de 2025 e vem deixando as montadoras de cabelos em pé. Tanto que não é raro ler notícias sobre flagras de novas configurações eletrificadas (híbrido ou elétrico) em testes Brasil afora. A última delas é a da Volkswagen.
De acordo com flagra publicado pelo perfil Placa Verde, no Instagram, um Volkswagen Polo que roda camuflado carrega o novo motor híbrido leve flex que a montadora vem desenvolvendo. Isso fica claro por conta dos sensores instalados nas rodas, que têm por missão medir consumo e pressão dos pneus.
Apesar de camuflado, fato que nos leva a imaginar que ele ainda deve esconder novidades visuais, não é certo que o próprio Polo seja o responsável pela estreia da nova mecânica.
Nem mesmo o nome do novo sistema da Volkswagen foi definido. A princípio, a mecânica que vai combinar o 1.0 turboflex de três cilindros a um pequeno conjunto elétrico de 12V ou 48V pode ser chamada de eTSI. Afinal, o conjunto a combustão chama-se TSI e a letra "e" especificaria a eletrificação.
Pelo menos foi isso o que o Autos Segredos revelou lá em 2022.
Como funciona o sistema?
Para funcionar, o sistema híbrido leve flex une o motor a combustão a um conjunto elétrico que substitui o alternador e o motor de partida.
Além de fornecer energia para gerar torque adicional, ele auxilia o propulsor a combustão em arrancadas e acelerações, reduzindo seu esforço e, desse modo, gerando economia de combustível. Em síntese, tem bateria de íons de lítio de 12 Volts. Não será possível, ainda, rodar com emissões zero.