Volkswagen confirma data de lançamento do SUV inédito Tera no Brasil
Flagrado recentemente em testes, novo Volkswagen Tera será lançado no Carnaval do Rio de Janeiro e tem detalhes revelados em novos teasers
A Volkswagen confirmou nesta quinta-feira, 27, a data de lançamento do inédito SUV Tera. O novo modelo será revelado oficialmente durante o Desfile de Escolas de Samba do Rio de Janeiro, no Sambódromo Marquês de Sapucaí, no dia 2 de março. Antes disso, no entanto, a marca alemã aproveitou para divulgar mais teasers sobre o modelo.
Em novos teasers divulgados pela Volkswagen, são mostradas as identidades dos faróis e lanternas do modelo, ambos em LED. Na parte dianteira, a assinatura do DRL é exclusiva dentro da marca, com iluminação fracionada. O design do novo Volkswagen Tera foi projetado pelo time do designer brasileiro José Carlos Pavone, Head de Design Américas da marca.
As lanternas traseiras trazem uma solução de iluminação inspirada nos modelos Passat e Tiguan europeus. Chamada de “click-clack”, ela oferece uma luz de posição e outra ainda mais intensa e com a presença de elementos aparentes em outras formas, que surgem quando o pedal do freio é acionado.
A Volks também destacou a coluna ‘C’ do modelo, que terá linhas encorpadas. Por fim, o teaser também revela as rodas diamantadas da versão topo de linha do Tera, que se chamará High. Recentemente, o Volkswagen Tera foi flagrado em testes na Europa quase sem camuflagem.
A grade frontal terá um friso cromado ligando os faróis, e o para-choque será inspirado no Tiguan europeu. Na lateral, os para-lamas são bem pronunciados, com vincos bem encorpados. Também há apliques de plástico preto nas extremidades dos para-lamas. Os retrovisores terão repetidores de seta, enquanto o teto contará com barras longitudinais.
Na traseira, as lanternas em LED também trazem uma leve camuflagem, ocultando o formato final das peças. Elas serão interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira. Já a placa ficará no para-choque. O interior será totalmente novo, e terá estrutura em comum com o Skoda Fabia europeu, mas com elementos próprios de design.
O novo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo. Ele será produzido exclusivamente em Taubaté (SP). Inicialmente, o novo Volkswagen Tera deve chegar ao mercado em duas versões: Comfort e High.
Ambas as versões terão um pacote recheado de equipamentos, como seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e de tração, ISOFIX, assistente de partida em rampa, ACC, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, sem contar vidros e travas elétricas, direção elétrica, ar-condicionado e multimídia VW Play.
Como opcional, a versão High deve contar com um pacote que inclui alerta e assistente de permanência em faixa, park assist, câmera multifuncional, sensor de ponto cego e assistente de saída de vaga. Os mesmos itens também são oferecidos como opcionais para os modelos Nivus e T-Cross.
Em relação à motorização, as duas versões do novo Volkswagen Tera serão equipadas com o motor 1.0 TSI de 116 cv e 165 Nm do Polo. Já o câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades, ambas as opções também vindas do hatch líder de vendas no Brasil.
Já as versões de entrada devem trazer o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv do Polo Track, mas podem chegar ao mercado apenas em um momento posterior, para evitar a briga direta com o Polo, que deve perder algumas versões em breve.