Volkswagen deve investir R$ 8 bilhões e terá nova picape no Brasil
Novo ciclo de investimentos da Volkswagen no Brasil até 2030 também deve incluir a produção do novo motor híbrido flex e de um novo SUV
A Volkswagen tem planos ambiciosos para o Brasil. Por isso, a montadora alemã vai anunciar já no dia 1º de fevereiro um novo ciclo de investimentos para o país até 2030. Segundo o site Automotive Business, o montante deve chegar a R$ 8 bilhões. Com a intenção de voltar a ser líder de vendas no Brasil, a VW terá novos motores e carros híbridos produzidos localmente.
O total de R$ 8 bilhões considera uma parte dos recursos do atual ciclo de investimentos da VW, que vai até 2026. O novo plano inclui a produção de ao menos dois novos carros híbridos da marca no país, um novo motor híbrido e parte do desenvolvimento e fabricação de uma nova picape – que deve ser baseada no conceito Tarok – no Paraná.
Dentre os novos modelos, um deles deve ser a versão de produção do conceito Yeh, um pequeno crossover urbano do porte do Renault Kardian. Previsto para 2025, o futuro modelo deve seguir os passos do Citroën C3, adotando uma carroceria com elementos de SUV. Além disso, ele pode utilizar a base do Skoda Fabia e terá opções de motorização híbridas.
Isso porque a nova plataforma híbrida da Volkswagen do Brasil deve ser desenvolvida em parceria com a VW do México e a divisão indiana da Skoda. A nova base deve ser uma evolução da MQB utilizada pelo Taos produzido na Argentina, com melhorias em eficiência e um espaço extra para as baterias do conjunto híbrido.
O segundo modelo ainda é um mistério. Outra novidade importante será a Tarok, que será produzida no Brasil. Uma vez que a Amarok atual terá a produção mantida na Argentina, a picape revelada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 deve utilizar a base do T-Cross, com porte semelhante ao da Chevrolet Montana.
Já o novo motor será o 1.5 TSI, que substituirá o atual 1.4 TSI de 150 cv com a chegada das regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor no início de 2025. Confirmado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, o propulsor terá tecnologia híbrida-flex EVO2.
Na Europa, esse propulsor estreou em 2016 no Golf de sétima geração, substituindo justamente o 1.4 turbo. Assim como o atual motor, ele também oferece 150 cv e 250 Nm, mas conta com recursos como a desativação de cilindros – o que ajuda a economizar combustível – assim como a opção de turbos de geometria variável.
Fonte: Automotive Business