Volkswagen é a marca que patrocina mais seleções na Copa
Volkswagen patrocina 5 equipes que vão disputar o Mundial no Catar, Hyundai é a segunda, com 3 times; Fiat patrocina apenas o Brasil
Futebol e automóveis é uma combinação que já foi mais popular no passado. Quem não se lembra das séries especiais lançadas pelas montadoras que patrocinaram a seleção brasileira, como os famosos Gol Copa (lançados em 1982, 1994 e 2006) ou, mais recentemente, o Fiat Uno Rua (2014) e os Hyundai HB20 Copa do Mundo (2014, 2018 e 2022), por exemplo?
Atualmente, porém, as montadoras parecem que não andam com uma imagem tão positiva junto ao público, especialmente os mais jovens – por conta da preocupação ambiental. Mesmo assim, das 32 seleções que vão disputar o Mundial deste ano, 14 (aproximadamente 43%) contam com fabricantes de automóveis entre seus patrocinadores.
Destes, a Volkswagen é a marca mais presente, estando ligada a 5 equipes (Alemanha, França, Estados Unidos, Suíça e Uruguai). A Hyundai é a segunda, com 3 times (Marrocos, Croácia e Coreia do Sul). Isuzu (Inglaterra), MG (País de Gales), BMW (Bélgica), Fiat (Brasil) e Toyota (Canadá) completam a lista.
Vale explicar que os patrocínios, na maioria das vezes, são definidos pelas subsidiárias das fabricantes nos países ou mercados em que atuam, ou seja, é a Volkswagen da França que patrocina o selecionado gaulês, assim como é a Hyundai da Croácia que banca o escrete comandado por Luka Modric. Além disso, nem sempre as fabricantes estão entre as patrocinadoras principais; a Fiat por exemplo, nem tem seu logotipo estampado no uniforme de treino da seleção brasileira.
Por fim, vale esclarecer que a seleção do Catar é patrocinada por uma empresa (AAB) que representa o grupo Toyota naquele país, com as marcas Toyota, Lexus e os veículos comerciais da empresa japonesa. Assim, embora não banque o patrocínio diretamente, a empresa japonesa tem sua marca associada à seleção anfitriã da Copa.