Volkswagen estuda transferir produção do Golf para o México
Em crise na Europa, Volks considera transferir produção do Golf para o México por custos mais baixos, o que pode beneficiar o Brasil
Boa notícia para os fãs do Golf no Brasil. De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, a Volkswagen estuda transferir a produção do hatch médio da Alemanha para o México nos próximos anos. O motivo seriam os custos elevados para produzir o modelo na terra natal da marca. A notícia abre a possibilidade para a chegada de mais versões do Golf ao Brasil, ou até mesmo da versão GTI a preços mais baixos no país.
Isso porque o México e o Brasil possuem um acordo de livre comércio, sem a necessidade de pagamento de 35% de taxa de importação, como ocorre atualmente com carros importados da Europa. Outra possibilidade que a Volkswagen considera seria produzir o Golf na Polônia. No entanto, a escolha pelo México também beneficiaria a vida do hatch nos EUA.
A fábrica de Puebla já produz os modelos Tiguan e Jetta, e já fabricou outras gerações do Golf. Com a recente crise da Volkswagen na Europa, os custos de produção mais baixos ajudariam a aumentar a margem de lucro por unidade vendida. Além disso, a marca também poderia focar mais na produção de SUVs e elétricos na Europa.
Como a marca pretende manter a oitava geração do modelo em linha pelo menos até 2035, a troca de país seria viável do ponto de vista mercadológico. Esse movimento seria semelhante ao do Polo, que deixou de ser produzido na Espanha e passou a ser importado da África do Sul para a Europa. O hatch compacto, que também é feito no Brasil, terá mais uma reestilização nos próximos anos.
Em 2029, chegará ao mercado uma nova geração elétrica do Golf, que será feita em Wolfsburg. O novo Volkswagen Golf elétrico, no entanto, vai conviver com o modelo atual por alguns anos no mercado. Lançada em 2019, a oitava geração do hatch é produzida apenas na Alemanha (para o mercado local e exportação) e na China (apenas mercado local).
Reestilizado no início deste ano na Europa, o Volkswagen Golf foi uma das estrelas da marca alemã no festival Rock in Rio. Na ocasião, a marca confirmou o lançamento da versão esportiva GTI no país a partir de 2025. Junto com o novo visual, o modelo ficou mais potente, graças ao motor 2.0 TSI de 265 cv e 370 Nm.
Na última reestilização, ganhou novos faróis de led e grade mais finos, além de novos para-choques, rodas e lanternas. Por dentro, a novidade principal é a nova central multimídia de 14,9” com integração com o Chat GPT. Ele sempre traz tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas.
O novo Volkswagen Golf GTI deve chegar ao mercado brasileiro provavelmente na metade do ano ou no segundo semestre, depois do lançamento dos novos Volkswagen Tera e Nivus GTS. Como o modelo chegará primeiramente importado da Alemanha, o preço deve ficar acima dos R$ 320 mil. Caso ele seja produzido no México, seria possível oferecê-lo a valores mais próximos do Jetta GLI, na casa dos R$ 270 mil.