Volkswagen Nivus 2025 mudou mais do que aparenta; veja detalhes
Apesar de o foco mais visível ter ocorrido no visual, Volkswagen Nivus também teve modificações de segurança e de emissões de carbono
O Volkswagen Nivus 2025 não mudou apenas visualmente, como visto em outubro em seu lançamento oficial. O SUV de estilo cupê da marca alemã também recebeu várias modificações para atender tanto à legislação ambiental quanto à segurança.
Oferecido nas versões Comfortline (R$ 136.990) e Highline (R$ 153.990), o Novo Nivus traz ainda o pacote visual Outfit, que deixa o ambiente do crossover um pouco mais premium dentro e esportivo por fora.
Como parte do processo evolutivo do produto, a Volkswagen fez alterações necessárias para a continuidade do Nivus no mercado nacional, adicionando ainda melhoramentos na estética, acabamento, conectividade e segurança.
Foco no visual e na segurança
Com o design bem acertado, o Novo Nivus ficou 6 mm maior e incorpora mais do que aparenta, com o novo conjunto ótico de maior eficiência, dotado de faróis full LED de alcance ampliado, com 130 metros de visibilidade noturna.
Isso permitiu que o Nivus 2025 dispensasse os faróis de neblina, dada a intensidade de fluxo luminoso de 500 lumens. Essa alteração contribuiu também para uma estética mais agradável, com barra de luz na grade e um novo para-choque mais aerodinâmico e esportivo.
Na frente, o radar atrás do logotipo da Volkswagen agora serve ao Travel Assist, que faz parte do pacote do ACC, garantindo a manutenção de faixa durante a condução auxiliada. As lanternas full LED aumentaram de volume e estão ligadas por uma barra de luz. As rodas de liga leve aro 17 ganharam um design mais atraente.
Novos sensores foram instalados na traseira do Novo Nivus, com um radar de ondas milimétricas para o sistema de alerta de tráfego traseiro com frenagem de emergência, reduzindo assim as chances de uma colisão traseira.
Dentro, o ambiente renovado tem padronagem em tecido costurado no painel e portas, com bancos em couro redesenhados, além de costuras contrastantes.
Agora com ar condicionado automático sensível ao toque, o Nivus 2025 tem também a nova multimídia VW Play Connect, com layout mais agradável. Ela apresenta interface mais intuitiva, com conexão de internet nativa a bordo, aplicativos e serviços online já conhecidos.
As principais funcionalidades agora estão separadas em telefonia, navegação e mídia, com o primeiro tendo Android Auto e Apple CarPlay, o segundo com Waze instalado e o terceiro com rádio, USB, Bluetooth, etc.
O Novo Nivus conta ainda com funcionalidades como Park Assist, assistente de saída de vaga e de ponto cego e chave com botão de partida, sem contar a ativação de funcionalidades do carro via app Meu VW por meio de comandos de voz, ampliando a interação com o carro.
Menos emissões
A Volkswagen também fez alterações técnicas no Novo Nivus para atender às normas do Proconve L8, que inicia oficialmente no próximo ano.
Uma das mudanças foi a introdução de um sistema de retenção de vapores residuais do tanque. No momento do abastecimento, gases presentes no reservatório de combustível são liberados na atmosfera, gerando emissão de poluente.
No entanto, no caso do Novo Nivus, o sistema chamado ORVR (“On-board Refueling Vapor Recovery” ou “Sistema Integrado de Recuperação de Vapores de Abastecimento”) evita que estes resíduos sejam lançados na atmosfera.
Esse controle de emissão evaporativa não só ajuda a reduzir a poluição, em especial com relação à saúde do frentista, primeira vítima da aspiração desses gases, mas também contribui para o produto cumprir a meta do Proconve L8.
Com isso, o tanque de combustível do Nivus 2025 teve seu volume reduzido de 52 para 49 litros. Tendo recebido uma nova calibração, o motor EA211 1.0 TSI de 116 cv na gasolina e 128 cv no etanol, ambos com 200 nm de torque, teve seu consumo melhorado em 0,7 km/l na média.
No etanol, o Novo Nivus faz 8,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada, enquanto na gasolina, ele tem consumo urbano de 12,4 km/l e 14,8 km/l na rodovia. A autonomia máxima chega a 725 km.
O porta-malas não teve alteração, mantendo os 415 litros já conhecidos, mas a Volkswagen divulgou seu volume líquido, citando o que a concorrência faz, tendo assim chegado a 457 litros. A VW usa blocos para medir o espaço dos bagageiros de seus carros.
Impressões ao volante
O Volkswagen Nivus 2025 recebeu ajustes na calibração para atender ao Proconve L8, mas isso não afetou seu desempenho, pelo contrário. A engenharia da VW conseguiu ampliar a velocidade final de 188 km/h para 192 km/h.
De 0 a 100 km/h, ele continua fazendo em 10 segundos, mas o resultado pode ter relação com a suspensão, que ganhou um extrator no para-choque dianteiro e meio grau nos ângulos de entrada e saída da suspensão, agora de 18,5° e 24,6°, respectivamente. A altura livre do solo é de 173 mm.
Com a boa transmissão automática Tiptronic de seis marchas, além de boa potência e excelente torque, o Nivus 2025 manteve sua boa pegada, com forte conexão esportiva. O propulsor enche rápido e entrega a força necessária para respostas ágeis e prazerosas.
Cortando a 6.400 rpm, o 1.0 TSI garante ao SUV da VW boa performance em alta, com o motor mantendo-se acima de 4.000 rpm para retomadas imediatas, correspondendo assim ao que o motorista quer no modo Sport.
Em cruzeiro, o Nivus 2025 se mantém bem, pouco acima dos 2.300 rpm, o que garante também eficiência no consumo. Ultrapassagens são feitas sem muito esforço e a dirigibilidade agrada.
Nas curvas, mesmo as bem fechadas, apresenta boa estabilidade, sem exigir correções preocupantes. Os freios estão bem dimensionados, mas o destaque do Nivus 2025 é realmente o Travel Assist.
No modelo anterior, a cobrança por um assistente de faixa sempre foi grande, mas agora com essa funcionalidade e mais o centralizador, no caso o Travel Assist, o Volkswagen Nivus 2025 ficou bem mais seguro e se equipara a rivais como o Honda HR-V, por exemplo.
Mesmo em curvas não tão abertas, o Nivus 2025 consegue controlar bem a direção, mantendo o carro na faixa e passando maior sensação de segurança ao condutor.
Um alerta a cada 15 segundos aparece no cluster, de modo a garantir que o motorista esteja com as mãos na direção. É um tempo menor que no Pilot Assist da Volvo, por exemplo, sendo este de 20 segundos.
De qualquer forma, para um carro que até pouco tempo precisava de atenção quanto às faixas e nem tinha alerta de tráfego traseiro, o Volkswagen Nivus 2025 evoluiu bastante em segurança e preservando sua boa dirigibilidade, colocando pressão sobre seu principal rival, o Fiat Fastback.