Volkswagen Nivus é uma boa compra e vive seu melhor momento
Em sua quarta temporada no mercado, Volkswagen Nivus prova ser um carro maduro e está pronto para voos maiores
O Volkswagen Nivus, lançado em 2020, tem sido um carro bastante desejado e vendido no Brasil e a Volkswagen está preparando uma versão melhorada para o ano de 2025 com 5 versões, sendo três com o motor 170 TSI, uma com o 200 TSI e outra GTS com motor 250 TSI.
Rodamos durante uma semana na cidade e na estrada com o Volkswagen Nivus 2024. A versão avaliada foi a Highline 200 TSI, equipada com motor 1.0 turbo de 128/116 cv (etanol/gasolina) e 200 Nm de torque com câmbio automático de 6 marchas.
O Nivus provou ser um carro maduro – bom de guiar, fácil de usar, bonito sem ser espalhafatoso. Para além disso, a Volkswagen manteve o carro em promoção durante vários meses, o que aumentou suas vendas. Todos esses motivos levaram o VW Nivus a se tornar o 5º SUV mais vendido do país este ano.
Com 4,26 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos e 415 litros de porta-malas, o Nivus agrada inicialmente pelo design. A traseira no estilo cupê agradou desde que o Nivus chegou ao mercado, em 2020, emplacando 16,3 mil unidades.
O Nivus Highgline chegou com a multimídia VW Play e, aos poucos, foi ganhando algumas melhorias. Na linha 2024, o Nivus Highline ganhou um acabamento mais refinado no painel e nas portas. Pequenos retoques, somados às promoções de preço, fizeram o Nivus “bombar” em 2023.
De janeiro a novembro o Nivus alcançou 46,5 mil vendas. Ainda é pouco em relação ao VW T-Cross, que lidera o segmento SUV com 64,7 mil vendas. Mas o salto do VW Nivus foi grande, considerando que registrou 36,7 mil unidades em 2021 e 39,5 mil unidades em 2022.
O preço ajuda. O Nivus Highline custa R$ 147.890, mas tem desconto de R$ 10.000 e sai por R$ 137.890. O Nivus Comfortline (que tem a mesma mecânica) custa R$ 130.890, mas sai por R$ 119.990.
Maduro, confiável, aprovado pelos usuários, mais bonito do que a média e cada vez mais desejado, o Volkswagen Nivus supera este ano rivais como Nissan Kicks, Jeep Renegade, Honda HR-V, Fiat Pulse, Fiat Fastback e Renault Duster, entre tantos outros. Por isso, a Volkswagen tem planos para seu cupê crossover.
A ideia da Volks é lançar o Nivus 2025 com cinco versões (três a mais), adotando um motor menos potente e mais econômico, o 170 TSI, que tem 116/109 cv (etanol/gasolina) e 165 Nm de torque. É o mesmo motor do Volkswagen Polo.
É possível que o Nivus 2025 tenha três versões com o motor 170 TSI (Sense, Comfortline e Highline), uma com o atual motor 200 TSI (Exclusive) e outra mais esportiva com o motor 250 TSI (GTS). Isso vai deixar o Nivus ainda mais competitivo no segmento SUV crossover compacto.