Volkswagen pode fabricar carros elétricos no Brasil em 2026
Segundo o site Motor 1, CEO global da Volkswagen confirmou produção local de carro elétrico
A Volkswagen vai fabricar carros elétricos no Brasil a partir de 2026. A informação foi dada pelo site Motor 1 a partir de uma declaração do CEO global, Thomas Schäffer, na Alemanha.
Schäffer já havia afirmado ao Guia do Carro, recentemente, que o carro híbrido flex era uma solução local e não muito longa para a Volkswagen. Agora foi além e confirmou que a produção começa em 2026.
É uma afirmação surpreendente, pois 2026 é a data para o lançamento de um inédito carro híbrido flex da Volkswagen do Brasil.
Numa recente conversa com o Guia do Carro, na Alemanha, o Chairman da VW América do Sul, Alexander Seitz, disse que o Volkswagen ID.2all (projeto que antecipa o Polo elétrico) deve ser o primeiro BEV (Battery Electric Vehicle) da marca fabricado no Brasil. Mas este carro, mesmo na Alemanha, chegará somente em 2026 ou 2027.
Mesmo que o prazo noticiado pelo Motor 1 (2026) não seja cumprido, o fato mais importante é que a Volkswagen é a terceira montadora tradicional a apostar nos carros elétricos de produção local.
A pimeira foi a GM, que vislumbra uma Chevrolet 100% elétrica a partir de 2035. A segunda foi a Stellantis, que começará com carros Bio-Hybrid e no final da década (2027 ou 2028) produzirá também carros elétricos nacionais.
Isso sem contar a chinesa BYD, que não é uma marca tradicional, mas está se tornando rapidamente conhecida dos brasileiros depois que começou a vender o Dolphin abaixo de R$ 150 mil e da compra da fábrica da Ford na Bahia para produzir carros elétricos.