Volkswagen pode trocar câmbio do Polo, Nivus e T-Cross no Brasil
Mais eficiente e econômica, nova transmissão automática de oito marchas substituirá atual câmbio na linha nacional da Volkswagen até 2026
Os carros da Volkswagen vendidos no Brasil devem ganhar uma mudança importante nos próximos anos. Ao que tudo indica, a montadora alemã pode substituir em breve o atual câmbio automático de seis marchas das linhas Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Taos por um automático de oito marchas. As informações são do site Autocar India.
De acordo com o site indiano, os carros da Volkswagen passarão a ser equipados com a transmissão AQ300 da Aisin, de oito marchas. O câmbio nada mais é do que uma evolução do atual AQ250 de seis marchas utilizado pela marca alemã em seus carros brasileiros, e já equipa o Jetta e o Taos vendidos nos EUA.
A publicação ainda destaca que a mudança será global, e não apenas na Índia. A nova transmissão terá um papel fundamental com as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8, que entram em vigor a partir de 2025. Com isso, é provável que o novo câmbio já seja oferecido a partir do fim do ano que vem, até meados de 2026.
Assim como o atual AQ250, o Aisin AQ300 será produzido no Brasil. Na Índia, a transmissão será utilizada em carros da Skoda e da Volkswagen. No mercado brasileiro, o novo câmbio AQ300 deve chegar ao mesmo tempo em que os novos motores híbridos-flex da marca alemã.
Com relações mais curtas entre as marchas, o novo câmbio deve contribuir para um menor consumo de combustível, além de diminuir a emissão de poluentes. Como a Aisin também fornece transmissões para outras marcas – como o grupo Stellantis – é possível que o novo câmbio automático de oito marchas também seja oferecido em carros de outras montadoras no Brasil.