Volkswagen Polo atual deixará de ser produzido na Europa
Hatch vendido na Europa será importado da África do Sul, que já produz o Polo GTI; decisão não afeta o VW Polo feito e vendido no Brasil
O atual Volkswagen Polo não será mais fabricado na Europa. De acordo com o site sul-africano Car Mag, o hatch compacto vendido no Velho Continente passará a ser importado da África do Sul. Além do país das vuvuzelas, o Volkswagen Polo também é produzido em São Bernardo do Campo (SP) e Taubaté (SP), ambas no Brasil.
Vale ressaltar que a fábrica sul-africana na cidade de Kariega já era responsável pela produção do Polo GTI vendido na Europa. Distante do Brasil, a versão esportiva conta com um motor 2.0 TSI de 207 cv, câmbio DSG de 7 marchas, além de melhorias no acabamento e no visual.
Para evitar os problemas de racionamento de energia na região – e de abastecimento do modelo na Europa, a Volkswagen investiu em uma estação geradora de energia que produz até 16 megawatts, mantendo a produção ininterrupta por 24h por dia.
A decisão não afeta em nada o Polo produzido no Brasil, que também é vendido em países da América Latina. Líder de vendas entre os carros de passeio no Brasil em 2023, o Polo teve mais de 111 mil unidades emplacadas no último ano, parte delas da versão de entrada Track, que traz visual e acabamentos mais simples.
Com o fim da produção do modelo na cidade de Pamplona, na Espanha, a antiga linha de montagem deve ser preparada para a versão de produção do conceito ID.2, que pode ser o futuro Polo elétrico. Ele deve chegar ao mercado até meados de 2026, enquanto o atual Polo deve ser vendido até o fim desta década.