Volkswagen Polo com motor do Up surpreende e fará 16,5 km/l
Previstos para o segundo semestre, novos Volkswagen Polo e Virtus terão novo visual, motor 1.0 turbo do Up e baixo consumo de combustível
Falta pouco para conhecermos os novos Volkswagen Polo e Virtus no Brasil. Previstos para estrearem no segundo semestre deste ano, a dupla teve os números de consumo revelados antes do lançamento pela nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que foi divulgada pelo órgão na última semana. Equipados com o motor 1.0 turbo do Up, os novos Polo e Virtus terão foco no baixo consumo de combustível, e farão até 16,5 km/l com gasolina.
De acordo com o Inmetro, o novo Polo equipado com o motor 1.0 turbo do Up e com câmbio manual de 5 marchas faz 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada com etanol. Já com gasolina, os números são de 13,8 km/l e 16,5 km/l, respectivamente. Com isso, o hatch da Volkswagen será um dos carros a combustão mais econômicos do Brasil, chegando perto do Onix hatch – que faz até 16,6 km/l na estrada com gasolina.
Já o Virtus equipado com o mesmo motor terá versões com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. Ainda segundo o Inmetro, o sedã com transmissão manual faz 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com etanol, e de respectivos 13,8 km/l e 16,3 km/l com gasolina. Quando equipado com câmbio automático, os números são de 8,7 km/l e 11,0 km/l com etanol, e de 12,4 km/l e 15,6 km/l com gasolina.
CARRO | CONSUMO CIDADE | CONSUMO ESTRADA |
Polo 1.0 TSI MT | 13,8 km/l (g) 9,6 km/l (e) | 16,5 km/l (g) 11,6 km/l (e) |
Virtus 1.0 TSI MT | 13,8 km/l (g) 9,6 km/l (e) | 16,3 km/l (g) 11,4 km/l (e) |
Virtus 1.0 TSI AT | 12,4 km/l (g) 8,7 km/l (e) | 15,6 km/l (g) 11,0 km/l (e) |
Em relação ao índice de eficiência energética do Inmetro, os novos Polo e Virtus TSI manual terão nota “A” em seus respectivos segmentos e “B” no ranking geral. Já o novo Virtus TSI automático tem classificação “B” nos dois índices, tanto no segmento de sedãs compactos como no geral. O resultado coloca os novos Polo e Virtus TSI entre os carros mais econômicos do Brasil.
Além do novo motor 1.0 turbo de 105 cv e 164 Nm, a nova tabela do Inmetro indica que o novo Polo deve manter o atual motor 1.0 aspirado de 84 cv com câmbio manual de 5 marchas na versão de entrada, além do 1.0 TSI de 128 cv nas demais versões e o 1.4 TSI de 150 cv na esportiva GTS, sempre com câmbio automático de 6 marchas. O mesmo acontecerá com o Virtus, que também terá os atuais motores 1.0 TSI e 1.4 TSI.
Por fora, a versão brasileira do modelo deve acompanhar parte das mudanças do Polo europeu, que tem visual inspirado no Golf. Na dianteira, os faróis terão contornos irregulares e luzes de LED, enquanto a grade terá uma barra horizontal luminosa em algumas versões. Já na traseira, o novo Polo brasileiro deve seguir um caminho diferente do hatch europeu, mantendo as lanternas com formato atual, ganhando apenas novos elementos internos e disposição de luzes diferentes.
Já o novo Virtus deve ganhar as mesmas novidades que estrearam no modelo apresentado recentemente na Índia. No entanto, a versão brasileira pode contar com os mesmos faróis de LED do Nivus. Na traseira, as lanternas devem ganhar novas luzes de LED e efeito escurecido. Por dentro, a dupla de modelos pode ganhar novos materiais de acabamento e o novo volante do Nivus.
Em relação aos equipamentos de segurança, os novos Volkswagen Polo e Virtus também devem ganhar airbags de cortina, além de piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência (AEB) de série. Todos esses itens já são oferecidos no Nivus e T-Cross, que assim como o Virtus, também derivam do hatch Polo. Os novos Volkswagen Polo e Virtus devem chegar ao mercado em meados de julho ou agosto deste ano.