Volkswagen Polo deve perder versão com a chegada do Nivus GTS
Aguardada há anos, inédita versão esportiva GTS do Volkswagen Nivus deve contar com o motor 1.4 turbo de 150 cv e pode dar fim ao Polo GTS
A linha Polo pode sofrer uma baixa importante nos próximos meses. Ao que tudo indica, a versão esportiva GTS pode sair de linha com a chegada do inédito Nivus GTS, que será lançado em breve no Brasil. Com isso, surgem os primeiros rumores sobre o fim da produção do Polo GTS, que é a única versão do hatch equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv.
Oficialmente, a Volkswagen afirma que a produção do Polo GTS segue normalmente. No entanto, de acordo com o site Webmotors, as únicas unidades da versão disponíveis para a compra são do ano-modelo 2024/2025. O Polo GTS é a única configuração do hatch produzida em São Bernardo do Campo (SP), enquanto as demais foram transferidas para a fábrica de Taubaté (SP).
Com o fim da produção do Polo GTS, a linha de montagem ganharia espaço para a nova versão esportiva do Nivus, que também terá visual exclusivo. Na parte frontal, o para-choque traz um friso vermelho na parte inferior, e o logotipo GTS na grade. Nas laterais, as rodas serão de 18", e as portas terão o logotipo GTS abaixo do retrovisor. Outra mudança é a ausência do rack de teto, que será pintado na cor preta.
Na parte de trás, as lanternas de LED são interligadas, e há um chamativo aerofólio na tampa do porta-malas. Por dentro, o modelo deve trazer apliques em vinil preto no painel e bancos esportivos, com costuras contrastantes em vermelho, com um conjunto parecido com o do Polo GTS.
Outro motivo para o fim do Polo GTS seria o alto preço (R$ 158.590) da versão, que representa um percentual baixo das vendas do hatch. Isso também ajudaria a não disputar clientes com o Nivus GTS, que terá preço acima dos R$ 170 mil. Sob o capô, o novo Volkswagen Nivus GTS deve contar com o motor 1.4 turbo de 150 cv e 250 Nm, sempre com câmbio automático de seis marchas.
É o mesmo conjunto do Polo GTS, que custaria bem menos. Além disso, o Nivus teria o fator novidade e a carroceria SUV, que atrai consumidores com maior poder aquisitivo. Previsto para o início deste ano, o novo Nivus GTS deve ser apresentado já nas próximas semanas, antes do lançamento do inédito Volkswagen Tera, que chegará no primeiro semestre.