Volkswagen Polo tem 1 milhão de sucessos, um pequeno fracasso e uma lição
Produzido no Brasil desde 2002, com interrupções, Volkswagen Polo chega a 1.000.000 de unidades e mostra como o mercado de hatches mudou
A Volkswagen comemorou nesta semana a marca de 1.000.000 de unidades do Polo produzidas no Brasil. Levou cerca de 1/5 de século para alcançar esse número expressivo, pois o Polo só se tornou um carro de grande volume a partir de 2023. Há motivos para comemorar 1 milhão de sucessos, mas também houve um fracasso e ele deixa uma lição.
A história do Polo no Brasil pode ser dividida em três fases. A primeira foi de 2002 a 2014, quando o Polo Mk4 foi produzido em São Bernardo do Campo (SP), na fábrica da Anchieta. A segunda foi de 2017 a 2022, com o Polo Mk6, quando inaugurou a plataforma MQB-A0, colocando os hatches brasileiros num patamar mais elevado.
A terceira fase vem de 2023 até agora, com a produção simultânea do Novo Polo na Anchieta e do Polo Track em Taubaté (SP). O Polo Track mudou tudo, ocupou espaços que era do Volkswagen Gol e rapidamente transformou o VW Polo em bicampeão nacional de vendas entre os carros de passeio. Foi também duas vezes vice-campeão geral.
A dobradinha Novo Polo/Polo Track é seguramente a de maior sucesso na indústria brasileira nesta década (2020). Tanto é assim que o Polo Track começa agora a ser produzido também na Anchieta e isso aumenta o potencial do carro para se tornar o número 1 do Brasil.
Talvez a palavra “fracasso” seja forte para ser colocada na história do Polo, um carro que trouxe algumas novidades tecnológicas. Mas é fato que ele nunca empolgou em vendas enquanto a Volkswagen insistia em produzir o Gol (que era ultrapassado em relação ao Polo). Além disso, também houve uma interrupção de três anos em sua história – portanto, são 20 de produção (2002-2014 e 2017-2025).
Com uma ampla oferta de versões, a Volkswagen deu ao Polo até mesmo uma versão GTS (Grã-Turismo Sport), a partir de 2020, com 150 cavalos e estilo esportivo, mas ela durou pouco. O Polo GTS sai de cena para a chegada do Nivus GTS. Ninguém tira de linha um carro que faz sucesso.
E aqui está a lição deixada pelo Polo. Se nos anos 80, 90 e 2000 cabia no portfólio uma versão GTS (esportivada, como dizem) e até uma GTI (esportiva de fato), em determinados modelos da linha, hoje a realidade é outra. Os carros normais já estão mais “esportivados” e isso diminuiu bastante o apelo de versões como a GTS do Polo.
Um Polo GTI, então, nem pensar. O máximo que a Volks se concedeu foi trazer algumas unidades importadas da Alemanha. Infelizmente, a economia globalizada não permite mais que a VW do Brasil cometa ousadias como a de um Gol GTI num eventual Polo GTI. Para ser GTI, teria que obedecer a critérios técnicos que o tornariam caríssimo. Melhor importar o Golf GTI, portanto.
Para o mercado brasileiro, o Volkswagen Polo tem um limite técnico, devido ao custo de produção e preço de venda. Vai continuar fazendo sucesso com seus motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo, mas um Polo GTS 1.4 turbo já passa a ser um estorvo, uma perda de energia para poucas vendas. É assim que parece, até a VW do Brasil provar o contrário.
Mesmo amparado por 1 milhão de sucessos, o Polo GTS um fracasso do ponto de vista da imagem, pois não causou a emoção do antigo Gol GTS no passado, tampouco arrebentou corações. A lição deixada pelo Polo GTS é de que a indústria estabelecida no Brasil tem pouca margem de manobra.
O Polo de 1 milhão de sucessos pode virar esse jogo e ir além do sucesso comercial dos motores 1.0? Pode. Mas só se for o escolhido para ser o primeiro carro híbrido flex da VW do Brasil. Por enquanto, ninguém aposta nisso. Mas ele seria o carro ideal para popularizar de fato os híbridos leves no Brasil, porque de SUV o consumidor já está cheio de ofertas.
Dados de sucesso do VW Polo
• Volkswagen Polo é produzido atualmente na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), unidade que também começará a fabricar o SUV Tera a partir do dia 2 de abril.
• Polo Track, modelo de entrada da Volkswagen, também será fabricado na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a partir de segunda-feira (31/3), em volumes adicionais aos produzidos em Taubaté.
• Polo é o carro de passeio mais vendido do Brasil, além de líder entre os hatches, desde 2023, 2024 e também em 2025. Neste ano, já são 20.061 unidades do Polo vendidas (jan-25/3) no País.
• Em 2024, o Volkswagen Polo também foi o veículo mais vendido da América do Sul, considerando todos os segmentos, com 161.503 unidades emplacadas na região, sendo 140.155 unidades no Brasil.
• Modelo mais exportado pela Volkswagen, o Polo já representa 44% dos embarques da marca em 2025. Já foram 8.595 unidades exportadas do Polo neste ano (jan-fev). No período, a marca exportou um total de 19.368 veículos, que representam crescimento de 117% em relação a 2024 (jan-fev: 8.917 unidades).
• Mundialmente, a Volkswagen está celebrando em 2025 os 50 anos do Polo, um ícone da indústria automotiva global, com mais de 20 milhões de unidades emplacadas.
• No mundo todo, o hatch compacto vem ditando tendências em seu segmento desde 1975 e representa virtudes típicas da Volkswagen como qualidade, segurança e conforto.
Siga o Guia do Carro no YouTube