Volkswagen recria foto icônica que marcou o carro flex
Nos 20 anos do lançamento do carro flex no Brasil, assessoria de imprensa da Volkswagen recria uma das fotos mais usadas por jornalistas
A Volkswagen do Brasil recriou uma das fotos mais icônicas de sua história no Brasil: aquela em que os bicos de duas bombas de combustível – uma de gasolina, outra de etanol – abastecem o mesmo carro. A ideia foi da assessoria de imprensa da marca, por ocasião dos 20 anos do carro flex.
Foi mesmo uma pequena revolução. Em março de 2003 a Volkswagen apresentou ao público o Gol Total Flex, o primeiro carro nacional capaz de rodar só com gasolina, só com etanol ou com os dois combustíveis misturados, em qualquer proporção.
A partir daquele momento, os brasileiros tiveram a opção de abastecer com um dos dois combustíveis e tornou-se comum fazer a comparação de preço entre a gasolina e o etanol. Logo em seguida, todas as outras marcas copiaram a ideia da Volkswagen. O carro flex se tornou líder de vendas e foi adotado até por modelos importados.
Na ocasião, a assessoria de imprensa da Volkswagen divulgou uma foto de um Gol sendo abastecido pelas duas bombas (uma imagem que não reflete a realidade do dia a dia, mas tem forte simbolismo). Agora, para marcar os 20 anos do carro Total Flex, a VW do Brasil divulga uma foto parecida, recriada com seu carro de entrada desta década, o Polo Track.
A foto de 2003 foto feita por Ricardo Hirae e se tornou uma das mais usadas por jornalistas sempre que o assunto era o carro flex ou um tema ligado ao uso da gasolina e do etanol. A recriação de 2023 foi feita por Pedro Danthas.
De lá para cá, muito mudou em termos de tecnologia. A Volkswagen lançou a primeira versão de um carro flex sem o “tanquinho” no Polo eFlex, em 2009. As rotinas de software ficaram mais sofisticadas, identificando de forma mais segura o combustível e adaptando rapidamente o motor.
“Apesar destes avanços, eu creio que a maior mudança nestes 20 anos foi o propósito do flex”, diz Roger Guilherme, gerente do Way do Zero Center. “Assim como o etanol na década de 1980, o flex foi uma resposta a uma demanda econômica. Agora ele se tornou uma alternativa muito interessante para a descarbonização da mobilidade no Brasil.”
A Volkswagen pretende lançar em 2026 seu primeiro carro híbrido flex.