Volkswagen Tera: já sabemos a data do lançamento do SUV
Modelo será lançado no Carnaval, no começo de março, em um evento que vai acontecer no Sambódromo no Rio de Janeiro (RJ)
Volkswagen Tera - lançamento mais importante da marca nos últimos anos e um dos carros mais emblemáticos de 2025 - será lançado no começo de março, no final de semana de Carnaval
O Volkswagen Tera será lançado no Carnaval. O mais novo produto da marca, pensado e desenvolvido para a mobilidade do futuro, atendendo às necessidades do consumidor moderno, será apresentado no começo de março, em um evento que a Volkswagen vai promover no Sambódromo no Rio de Janeiro (RJ).
A Volkswagen chama o Tera de "novo ícone pop" - e talvez por isso tenha escolhido simplesmente o maior evento de entretenimento do Brasil, quiçá do mundo, para fazer o lançamento. Por ora estas são as únicas informações disponíveis sobre a apresentação do modelo.
Como será o Volkswagen Tera
Já falamos um pouco sobre o carro por aqui. Feito sobre a plataforma MQB A0, o Tera vai estrear um novo segmento dessa base modular, chamado "A0-In" e deve chegar com preços que fiquem justamente entre o Polo e o Nivus.
Ou seja, falamos de mais um SUV que quase não é SUV, tal qual Fiat Pulse, Renault Kardian - seus dois principais concorrentes atualmente - e também dos futuros Honda WR-V e do SUV da Chevrolet feito com base no Onix.
Posicionado como crossover, embora também com adereços de utilitário e proposta de carro de família, o Tera deverá chegar com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil - mais ou menos onde terminam os valores do Polo e onde começam os do Nivus.
Qual a meta do Volkswagen Tera?
O Tera chegará para ser simplesmente um dos carros mais importantes da marca no país. Dizemos isso por acompanhar o crescimento do mercado de SUVs no Brasil e no mundo - em setembro de 2024, a categoria representou 47,91% dos emplacamentos. Ou seja, quase metade do mercado é de utilitários.
O Tera também virá para fazer o que o Pulse não conseguiu realizar na Fiat - embora na marca italiana existam outros fatores, como o sucesso absurdo comercial das picapes (Strada e Toro) e a forte presença de hatches de entrada, como Mobi e Argo - e do SUV "irmão de plataforma", o Fastback.
Na Volks, o Tera terá concorrência interna apenas do Polo, ainda que o hatch hoje tenha mais foco - devido às versões oferecidas - em vendas comerciais e para frotas. Isso posto, fica claro o que a Volks quer fazer: concentrar as vendas de varejo em seus três (e futuramente quatro) SUVs - Tera, Nivus, T-Cross e Taos.
De acordo com a marca, o nome Tera é justamente inspirado em tecnologia. A empresa quer passar ao cliente a mensagem de que produz carros cada vez mais tecnológicos, conectados e seguros.
"Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, explicou Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil, no comunicado que revelou o nome do carro no ano passado. Reparou? A expressão "ícone pop" já havia sido utilizada em novembro, ou seja, a Volks já devia ter no planejamento que o modelo seria lançado durante o Carnaval.
Vai conseguir?
A Volkswagen tem muita capacidade comercial e o que a marca vem fazendo com o Polo é impressinante - o hatch quase tomou no ano passado o posto de carro mais vendido do Brasil da Fiat Strada, líder desde 2021.
Força fabril para isso o carrinho vai ter.
"Primo" de plataforma do Skoda Kylaq, ele será feito em Taubaté (SP) e deverá usar só o motor 1.0 TSI turboflex de até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque - o mesmo do Polo. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático Tiptronic de seis velocidades.
