Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volkswagen Tera pode ser o campeão dos SUVs, mas não é o sucessor do Gol

ANÁLISE: A ideia de que o SUV Tera chega para suceder o Gol é equivocada, mesmo que ele se transforme num sucesso de vendas

5 mar 2025 - 06h09
(atualizado às 07h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Volkswagen Tera
Volkswagen Tera
Foto: VW / Guia do Carro

O Volkswagen Tera é o sucessor do Gol, certo? Errado. Mas então é o SUV do Gol, certo? Errado também. Essas são ideias equivocadas, mesmo que o SUV ocupe um dia a liderança do mercado automotivo. O Tera nunca foi e nunca será o sucessor do Gol, tampouco seu SUV, embora tenha havido uma onda (na qual entramos e depois rechaçamos) de que até mesmo o nome seria mantido.

O Tera tem duas imagens escondidas que revelam a ambição da Volkswagen com seu inédito SUV crossover: as silhuetas de um Fusca e de um Gol. A referência ao Fusca é pelo pioneirismo, por seu papel na Volkswagen do Brasil, e a referência ao Gol é de uma criação brasileira, que pode ganhar outros mercados.

O Gol substituiu o Fusca como carro mais popular da Volkswagen do Brasil. Mas nunca foi seu sucessor. O Golf substituiu o Kafer (Fusca) como carro mais popular da Volkswagen da Alemanha, mas nunca foi seu sucessor. A sucessão só ocorre quando existe uma sequência – e este não é o caso do Tera em relação ao Gol.

O Gol e o Golf também não foram um seguimento do Fusca. Eles foram representativos de uma ruptura, do fim de uma ideia para a chegada de outra. Portanto, o Tera não é uma sequência do Gol. De novo, aqui temos um veículo diferente, uma proposta diferente, apesar de suas ambições de popularidade.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera
Foto: VW / Guia do Carro

Poucos meses antes da descontinuação do Gol, o alemão Herbert Diess, que era CEO da Volkswagen, disse que o primeiro modelo da nova família de veículos seria o “substituto do Gol”. Tratava-se do Polo Track. Bem, se algo tem substituto, ele é seu legítimo sucessor. O sucessor do Gol, assim, é o Polo Track, que rapidamente ocupou os espaços comerciais deixados vagos pelo antecessor.

Quanto a ser tratado como “SUV do Gol”, isso não tem o menor sentido. Se ele é SUV de algum carro, é do Polo Track. São feitos na mesma plataforma e na mesma fábrica. O Pulse ficou conhecido como SUV do Argo e aí até faz sentido, pela quantidade de elementos e peças em comum.

Apesar de já ter sido apresentado, durante o Carnaval do Rio de Janeiro, em sua versão Outfit, topo de linha, o Volkswagen Tera ainda tem muita coisa a ser revelada. Ele pode ser o SUV mais vendido do Brasil? Talvez. Mas para isso terá que ultrapassar nada menos do que o Volkswagen T-Cross.

Volkswagen Tera
Volkswagen Tera
Foto: VW / Guia do Carro

Mesmo que seja o SUV mais vendido do país, o impacto do Tera ainda assim não poderá ser comparado com o do Volkswagen Gol, que foi um carro revolucionário e foi líder geral de mercado durante 27 anos consecutivos (1987 a 2013). O Terra conseguirá vender mais do que o VW Polo e o Fiat Strada? 

Mesmo que consiga, a ideia não será nova, como foi a do Gol. Quando o Gol chegou, foi uma ruptura total. Não havia hatches como o Gol. Depois, durante três décadas, todas as montadoras queriam ter um hatch como o Volkswagen Gol. Quanto ao Tera, não é uma ideia nova. Já existem alguns SUVs crossovers de entrada no mercado. Ele pode até ser o melhor, mas não será o precursor de nada. 

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade