Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volkswagen vai voltar a produzir Golf no México

Decisão da marca resulta no encerramento de postos de trabalho na Europa até 2030; Golf e demais versões voltam à produção em Puebla em 2027

9 jan 2025 - 17h49
Compartilhar
Exibir comentários

O Grupo Volkswagen anunciou no final de 2024 uma reestruturação completa da empresa no continente europeu. O motivo seria a recente possibilidade de fechar três fábricas da marca no continente, e uma longa negociação com os sindicatos locais, que acertaram em encerrar 35 mil postos de trabalho até 2030. Além disso, alguns modelos serão produzidos em outros lugares.

Nessa mudança, entretanto, um dos modelos a deixar a produção na Alemanha em favor de outro lugar é o Golf. Agora, deixará a produção na Europa retornando para a fábrica de Puebla, no México, onde já foi produzido. Considerada controversa, sua produção na Alemanha acontece desde a epidemia de Covid-19, sob a justificativa de "proteger postos de trabalho" na Europa.

Além disso, sua produção unicamente europeia retirou o modelo de circulação na América Latina, em diversos mercados - como o brasileiro. Portanto, a partir de 2027, o Golf voltará ao México, onde será produzido em outras configurações, incluindo as versões hatch e Variant (perua), GTI e R. A montagem do carro será definitiva, uma vez que o braço alemão apostará em outros produtos.

VW em Wolfsburg focará em outros modelos

A atual planta de Wolfsburg, na Alemanha, focará em modelos como VW ID.3 e Cupra Born, além de um Golf 100% elétrico e demais modelos a bateria.

No Brasil, o Golf GTI retornará ao mercado este ano. A confirmação veio diretamente do CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom. Recentemente, o modelo fez uma aparição-relâmpago no Rock in Rio, em razão das comemorações dos seus 50 anos de produção.

Fora do mercado nacional desde 2019, a notícia pode ser vista com entusiasmo pelos fãs do esportivo. Nesta geração 8,5, o Golf GTI traz várias novidades da linha europeia da Volkswagen. Por exemplo, o hatch tem o logotipo retroiluminado na grade frontal. O escudo acompanha a iluminação de LEDs que conecta os faróis e dá um estilo bem moderno ao modelo.

O visual, aliás, é bastante esportivo, sobretudo na dianteira, com uma enorme tomada de ar com grade colmeia no para-choque. Conforme a Volkswagen, o exemplar trazido ao Brasil veio anteriormente com vários opcionais.

Um deles são as rodas de liga leve pretas de 19 polegadas, emprestadas do Golf R. A pintura cinza clara, cor de argila, também se destaca, com o teto pintado de preto brilhante. Com mais alguns equipamentos, o Golf GTI que veio ao Rock in Rio custa aproximadamente 53 mil euros, algo como R$ 330 mil.

Volkswagen Golf GTI MK8,5
Volkswagen Golf GTI MK8,5
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade