Volkswagen Virtus: o que já sabemos do sedã reestilizado
Previsto para estrear no dia 8 de março na Índia, novo Volkswagen Virtus terá visual diferente do Polo e chegará ao Brasil ainda em 2022
Cada vez mais perto do lançamento, o novo Volkswagen Virtus indiano segue aparecendo em novos teasers divulgados pela montadora alemã. Com apresentação prevista para o dia 8 de março na Índia, o Virtus será lançado no país asiático já com novidades no design, que antecipa alguns detalhes da reestilização que o sedã compacto deve receber no Brasil ainda em 2022. Mas o que podemos esperar do novo Volkswagen Virtus?
Os últimos teasers divulgados pela Volkswagen mostram mais detalhes do novo Virtus reestilizado. Conforme antecipado, o novo Virtus indiano terá algumas diferenças de design em relação ao hatch Polo, modelo do qual deriva. Na dianteira, os faróis terão um novo formato, com linhas mais retas e perfil afilado. Internamente, eles terão novos elementos de luzes e assinatura visual em led na parte inferior.
Visualmente, o formato da peça lembra o farol do Volkswagen Taigo, a versão europeia do Nivus. Já a grade dianteira será parecida com a do Polo europeu, e conta apenas com um friso na parte inferior. Nas versões mais caras, ela deve trazer uma barra de led interligando os faróis. Assim como os faróis, o para-choque é outra peça que terá design distinto do Polo.
Na imagem divulgada no teaser, o Virtus traz entradas de ar maiores e de formato retangular, que lembram os SUVs da marca alemã. Na lateral, a única mudança será a chegada de novas opções de rodas de liga-leve e calotas. Já na traseira, o Virtus reestilizado terá novas lanternas de led com acabamento escurecido e mudanças no para-choque.
No entanto, a versão brasileira deve trazer algumas diferenças de design em relação ao Virtus indiano. De acordo com a Revista Quatro Rodas, o Virtus nacional pode contar com os mesmos faróis de led do Nivus. A grade dianteira, por outro lado, será menor do que a do modelo indiano. E na traseira, as lanternas serão interligadas por uma barra horizontal preta.
Por dentro, rumores indicam que o Virtus reestilizado pode ganhar novos materiais de acabamento mais refinados, com superfícies sensíveis ao toque. Além disso, o modelo ganhará o mesmo volante do Nivus e painel de instrumentos digital em todas as versões. As configurações de entrada devem trazer tela de 8’’. Já as topo de linha continuam com o painel de instrumentos Active Info Display, que tem tela colorida de 10,25” configurável.
A central multimídia será a já conhecida VW Play de 10,1’’, que deve ganhar novos recursos de conectividade. Em relação aos equipamentos de segurança, o novo Volkswagen Virtus vai ganhar airbags de cortina, além de piloto automático adaptativo (ACC) e frenagem autônoma de emergência (AEB) de série. Todos esses itens já são oferecidos no Nivus e T-Cross, que assim como o Virtus, derivam do hatch Polo.
Sob o capô, o novo Volkswagen Virtus deve manter os atuais motores 1.0 TSI de 128 cv e o 1.4 TSI de 150 cv. Informações do site Mobiauto indicam que as versões de entrada do sedã também podem trazer o 1.0 turbo na mesma programação que era oferecida no finado Up. No hatch, o motor oferecia até 105 cv de potência e 165 Nm de torque. Todas as versões devem contar com câmbio automático de 6 marchas.
O novo Virtus indiano será revelado oficialmente no dia 8 de março. Na Índia, o Virtus poderá ser equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv. Essa opção não estará disponível para o Virtus nacional. Outra novidade seria a opção do câmbio automatizado DSG de 7 marchas. Já no Brasil, o novo Virtus deve chegar até o segundo semestre deste ano, junto ou Polo reestilizado.