Volkswagen Virtus TSI: motor turbo deixou sedã mais econômico
AVALIAÇÃO: Volkswagen Virtus TSI ficou 13% mais econômico com o motor 1.0 turbo (que era do Up TSI) no lugar do 1.6 aspirado
O Volkswagen Virtus mudou bastante na atualização que recebeu em 2023 e se tornou um sedã mais econômico, mais rápido e mais bem equipado. O Guia do Carro avaliou a versão de entrada, TSI com câmbio manual de 5 marchas, que custa R$ 106.990.
A principal mudança no Virtus de entrada foi a troca de motor. O antigo 1.6 aspirado de 117 cv deu lugar ao motor 170 TSI 1.0 turbo de 116 cv, que fez a (boa) fama do Up TSI. Mas houve mudanças também no visual e no conteúdo.
Veja aqui a galeria de fotos do Volkswagen Virtus TSI 2024:
O que nós gostamos
- O Volkswagen Virtus se tornou um carro mais rápido e mais econômico. Na média etanol/gasolina/cidade/estrada o consumo de combustível foi reduzido em 13%.
- O motor 1.0 reduziu a potência máxima em apenas 1 cv e aumentou o torque de 162 para 165 Nm. Porém, o aproveitamento do torque teve uma melhora de 56%, pois agora é entregue já em 1.750 rpm (contra 4.000 rpm de antes).
- Não houve perda na aceleração, que se manteve em 9s8 na prova de 0 a 100 km/h e ainda houve um ligeiro ganho na velocidade máxima, que passou de 195 para 196 km/h.
- O consumo com etanol melhorou 13,4% no Virtus TSI. Ele agora faz 9,2 km/l na cidade e 11,3 na estrada (mas conseguimos 13 km/l de média em nossa avaliação). Com o antigo 1.6 aspirado ele fazia apenas 8,2 km/l na cidade e 9,5 na estrada.
- O consumo com gasolina melhorou 12,6%. O Novo Virtus TSI faz 13,5 km/l na cidade e 15,9 na estrada. Antes, com motor 1.6 aspirado, fazia apenas 11,9 km/l na cidade e 13,8 na estrada.
- O alcance também melhorou. Com etanol, passou de 494 para 588 km. Com gasolina, foi de 718 para 827 km. Isso signifca menos idas ao posto de combustível.
- A multimídia não tem a tela muito grande, mas ficou ótima. Tudo que era opcional agora é de série, como rádio, conexão USB, Bluetooth e espelhamento do celular com Android Auto e Apple CarPlay. É preciso usar cabo para conectar, mas o carregamento é sem fio.
- O Volkswagen Virtus de entrada também se tornou mais seguro, pois agora vem com airbags de cortina e monitoramento da pressão dos pneus (o que ajuda também na redução do consumo).
O que pode melhorar
- O painel digital trouxe com ele a eliminação do conta-giros, um item fundamental para obter o melhor desempenho e o melhor consumo, embora ele tenha indicativo de troca de marchas.
- Um sedã familiar como o Virtus, que custa mais de R$ 100 mil, não deveria sair de fábrica sem um item básico de conforto e segurança: as alças de teto, que são muito úteis principalmente para o transporte de pessoas idosas.
Comportamento dinâmico – O Volkswagen Virtus TSI manteve o ótimo compromisso entre conforto e estabilidade que havia no antigo 1.6 aspirado.Os pneus de perfil alto, 195/65 R15, colaboram bastante no rodar macio do sedã. A suspensão traseira por eixo de torção e os freios traseiros a tambor não comprometem o comportamento dinâmico do Virtus TSI.
Ao volante – A vibração do motor de 3 cilindros quase não é sentida pelo motorista, que tem ótima posição de dirigir, banco confortável e um câmbio manual com trocas muito precisas. Fez bem a Volkswagen em manter a transmissão MQ 200 de 5 marchas na linha Virtus.
Dimensões e pesos
- Comprimento: 4,561 m
- Largura: 1,751 m
- Altura: 1,476 m
- Entre-eixos: 2.651 m
- Tanque: 52 litros
- Porta-malas: 521 litros
- Peso do carro: 1.213 kg
- Carga máxima: 389 kg