Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volvo diz que sucessor do XC90 será seu modelo mais seguro

Futuro SUV da Volvo, já batizado como EX90, será apresentado no início de novembro e vai inovar mais uma vez em segurança

21 set 2022 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários
Volvo diz que futuro modelo será o mais seguro da marca.
Volvo diz que futuro modelo será o mais seguro da marca.
Foto: Volvo / Divulgação

Reconhecida em todo o mundo pelo elevado nível de segurança de seus carros, a Volvo promete revolucionar a indústria mais uma vez. Em apresentação realizada hoje (21), Jim Rowan, CEO da empresa, afirmou que o próximo lançamento da marca, o EX90 – sucessor do XC90 –, que será apresentado no dia 9 de novembro, vai trazer uma “nova era de segurança” para os automóveis.

Essa nova era da Volvo vai ser baseada no chamado “escudo de segurança de 360°” proporcionado pelo sistema LiDAR, tecnologia similar à do radar, mas que utiliza pulsos de laser para determinar a distância de pessoas e objetos, em vez de ondas de rádio. O Volvo EX90 vai contar com cinco radares, oito câmeras e 16 sensores ultrassônicos, que vão trabalhar em conjunto com programas de última geração. “Acreditamos que o EX90 será o automóvel da Volvo mais seguro que já esteve em uma estrada”, afirmou Joachim de Verdier, responsável pela automação segura de veículos da montadora sueca.

Os executivos da Volvo ressaltaram que os softwares utilizados no novo veículo foram desenvolvidos pela própria empresa e permitem respostas rápidas para evitar acidentes. O sistema consegue detectar pedestres a até 250 m de distância ou pequenos objetos a 120 m. “Trafegando em velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o carro percorre 250 m em apenas 7,5 segundos, então o novo sistema consegue atuar e evitar acidentes”, declarou Rowan.

Sistema LiDAR permite criar um "escudo de proteção de 360°" ao redor do carro.
Sistema LiDAR permite criar um "escudo de proteção de 360°" ao redor do carro.
Foto: Bosch / Divulgação

Tem mais: o EX90 vai contar também com um conjunto de sensores na cabine que vão atuar em conjunto com o volante capacitivo. Juntos, eles vão conseguir identificar se o motorista está sonolento ou distraído, disparando uma série de alertas para que o condutor volte a ficar alerta e com foco na direção.

Se, mesmo assim, o motorista seguir e algo acontecer fazendo com que ele perca a consciência, o carro vai conseguir atuar de maneira autônoma, estacionando o veículo de forma segura e acionando o serviço de emergência por meio do sistema Volvo OnCall.

Jim Rowan não revelou mais detalhes sobre o EX90, mantendo o suspense para o início de novembro, quando o sucessor do XC90 finalmente será mostrado por completo.

Tecnologia vai ajudar a evitar acidentes.
Tecnologia vai ajudar a evitar acidentes.
Foto: Volvo / Divulgação
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade