Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volvo EC40 elétrico em viagem: 400 km de alcance real e vários eletropostos

Rodamos 582 km com o Volvo EC40, o SUV cupê elétrico de dois motores que esbanja potência e não causa ansiedade de autonomia

3 abr 2025 - 06h14
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Volvo EC40 Ultra: 400 km (mesmo) de alcance na estrada, na velocidade da rodovia
Volvo EC40 Ultra: 400 km (mesmo) de alcance na estrada, na velocidade da rodovia
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Volvo é, sem dúvida, a melhor opção que existe no Brasil para quem deseja aderir agora mesmo aos carros elétricos. Trata-se da única forma de rodar 100% do tempo sem emitir um único grama de CO2 na atmosfera e não se preocupar mais com o preço da gasolina, do etanol ou do diesel.

Utilizamos o Volvo EC40 durante alguns dias, rodando um total de 582 km, e pudemos comprovar na prática por que a marca sueca tem o melhor custo-benefício no segmento de EVs. Há carros mais potentes, mais rápidos e até mais baratos do que o Volvo EC40, mas nenhum deles oferece a infra-estrutura de carregamento que a Volvo entrega para seus clientes.

Imagine que, na disputa de mercado entre Fiat e Volkswagen, uma delas oferecesse combustível grátis durante toda a vida útil do carro quando você estive na rua ou na estrada. Qual você escolheria? É isso que a Volvo está fazendo, só que com energia elétrica no lugar do combustível.

A BYD tem carros até mais rápidos e/ou mais baratos. A GWM oferece o charmoso Ora 03. A Porsche, a Audi, a BMW e a Mercedes têm carros elétricos maravilhosos, porém mais caros. Mas nenhuma delas oferece uma ampla rede de carregamento rápido e gratuito como a Volvo. E mesmo o carregamento lento da Volvo, de 11 kW, já é melhor do que a maioria dos carregadores públicos disponíveis (de 3,5 ou 7 kW). 

Volvo EC40 Ultra: bateria com 100% indica 380 km de alcance, por segurança
Volvo EC40 Ultra: bateria com 100% indica 380 km de alcance, por segurança
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Volvo EC40 tinha 100% de energia na bateria de 82 kWh quando o retirei para essa avaliação. O computador de bordo marcava um alcance de 380 km. Logo percebi que isso é uma mentira. Na verdade dá para fazer pelo menos 400 km com a bateria carregada. Porém, a Volvo preferiu tirar 5% do alcance para que o motorista não tenha surpresa.

Volvo EC40 Ultra: 310 km de alcance quando a bateria de 82 kWh tem 72%
Volvo EC40 Ultra: 310 km de alcance quando a bateria de 82 kWh tem 72%
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Quando a bateria chegou a 72% ainda havia 310 km de alcance [veja fotos]. Com 50% era de exatos 200 km. Com 25% de bateria, o Volvo EC40 ainda roda 100 km na estrada, na velocidade da via, com ar-condicionado ligado. Na cidade o alcance é maior, pois a energia é regenerada mais vezes, com o anda-e-para.

Dos 582 km rodados, fizemos 532 km na estrada e 48 km na cidade. Uma coisa bacana do Volvo é que ele está conectado ao Google Maps, portanto o próprio navegador indica quanto o automóvel terá de bateria no destino e calcula também o retorno, indicando ou não a necesside de carregar no trajeto. Mais: indica carregadores no trajeto e se eles são rápidos ou lentos. 

Saí do Guarujá (SP) com 72% de bateria ou 59 kWh de energia elétrica disponível. Isso era suficiente para chegar em Caraguatatuba (SP), que fica a 160 km de distância, com 34%. Consumo de 19 kWh/100 km (total de 31 kWh), com autonomia de 5 km/kWh. Estamos falando de um carro de 408 cv, ou melhor, de 300 kW de potência.

Num carro elétrico, é melhor “pensar” em quilo-Watts, por isso o Guia do Carro sempre publica a potência dos motores elétricos em kW. Pense no kW como a potência do motor, do carregador e também para estimar a velocidade do carregamento. E pense em kWh como se fosse o combustível do tanque (que, no caso, é a bateria). 

Volvo EC40 Ultra: São Sebastião tem dois carregadores de 50 kW e um de 22 kW
Volvo EC40 Ultra: São Sebastião tem dois carregadores de 50 kW e um de 22 kW
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Em Caraguá não tem um carregador rápido da Volvo, mas pertinho dali, em São Sebastião (SP), há dois carregadores de 50 kW cada e um de 22 kW. Mesmo depois de rodar na cidade o Volvo EC40 ainda tinha 30% de carga na bateria. Tranquilo, pois além dos carregadores rápidos de São Sebastião ainda havia outras opções na Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP). 

Sem contar um de 350 kW que a Audi e a Porsche oferecem no local, a Volvo tem um carregador ultrarrápido de 150 kW, um rápido de 60 kW e um médio de 22 kW. Não precisei parar lá, mas voltei depois para conhecer. Fica no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar. As vagas para carregamento são absurdamente apertadas.

Aliás, o Pão de Açúcar foi onde encontrei problemas. O carregador da Riviera não funcionava o dia todo, segundo relatos, então liguei para o 0800 do aplicativo da Volvo e na hora o problema foi resolvido. Também visitei o Pão de Açúcar do Guarujá, onde há dois carregadores lentos de 11 kW. Estavam fora do ar.

Volvo EC40 Ultra: que aperto na vaga do Pão de Açúcar da Riviera de São Lourenço!
Volvo EC40 Ultra: que aperto na vaga do Pão de Açúcar da Riviera de São Lourenço!
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O 0800 só me atendeu depois de 20 minutos de tentativas. Estava tudo certo com o carregador, mas era preciso que o supermercado desligasse e religasse a energia do local. Feito isso, funcionou. Mas, quando deixei o Volvo EC40 lá para experimentar, foram necessárias mais 4h20min para carregar 27 kWh. O carro não precisava de tanto, mas era uma reportagem, então ele ficou.

Sugiro a troca por um carregador mais potente, de pelo menos 22 kW, pois trata-se de uma cidade turística com grande fluxo de carros elétricos.

O Volvo EC40 é um SUV cupê com dois motores elétricos de 150 kW cada (204 cv). Ao contrário do que aconteceu há uns três anos, com a versão de um motor, dessa vez o computador de bordo foi bastante confiável. Em nenhum momento sofri de ansiedade por causa da bateria. As várias paradas foram mais para conhecer os eletropostos e o aplicativo do que por necessidade.

Volvo EC40 Ultra: levantou do banco o carro desliga, por isso o painel está apagado
Volvo EC40 Ultra: levantou do banco o carro desliga, por isso o painel está apagado
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Com um motor elétrico na dianteira e outro na traseira, o Volvo EC40 tem uma aceleração excelente. Vai de 0 a 100 em apenas 4,7 segundos. Nos trechos mais difíceis da Rio-Santos (BR-101), a forte aceleração me permitiu fazer ultrapassagens rápidas e seguras. É incrível a entrega de torque, que é bastante generoso: 670 Nm.

O carro é delicioso, silencioso, não vibra, e isso também colabora para que a viagem seja mais prazerosa. Todas as pessoas que andaram no carro amaram. Vários até acharam o Volvo EC40 muito bonito, opinião da qual não compartilho totalmente porque considero o design frontal do carro meio insosso. 

O comportamento dinâmico e direcional do Volvo EC40 é ótimo também, embora a unidade avaliada estivesse com barulhos na suspensão traseira, com pouco curso nos amortecedores. Os pneus poderiam ter perfil mais alto. Os dianteiros são 235/45 R20 e os traseiros são 255/40 R20. Rodas menores (aro 18 ou 19) e pneus mais “borrachudos” seriam mais adequados para o Brasil. Não há estepe.

Volvo EC40 Ultra: rodas são de 20 polegadas, mas no Brasil um aro 18 ou 19 seriam melhores
Volvo EC40 Ultra: rodas são de 20 polegadas, mas no Brasil um aro 18 ou 19 seriam melhores
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A vida a bordo é agradável e segura, mas não é muito fácil se acostumar com a ideia de que não precisa apertar nenhum botão para ligar ou desligar o carro.

Para ligar, basta pisar no freio e engatar Drive ou Ré. Para desligar, basta colocar a alavanca de câmbio em Parking e sair do carro. Uma sugestão para a Volvo é mudar a chave do carro, pois simplesmente não dá para saber de que lado fica o comando de abertura da porta ou do bagageiro. Não é prática.

É importante citar também que, apesar do relato cheio de números e porcentagens que fiz nesta reportagem, dirigindo o Volvo EC40 você definitivamente não precisa se preocupar com isso. O computador de bordo é confiável e basta planejar a viagem. O aplicativo Volvo Eletropostos tem informações confiáveis também, embora a busca por locais seja meio travada. 

A potência de recarga do Volvo EC40 é muito boa: 11 kW no sistema AC (lento) e 150 kW no DC (rápido), desde que a bateria tenha entre 10% e 80% de energia. 

O Volvo EC40 parte de R$ 334.950 na versão Plus, mas ela tem apenas um motor traseiro, menor potência e bateria de 70 kWh, com alcance de 385 km (segundo o PBEV). O carro que avaliamos, versão Ultra, custa R$ 384.950. Esse faz 400 km, pelo menos, e nas condições ideais pode passar de 450 km na estrada.

Veja abaixo onde ficam os carregadores que a Volvo oferece gratuitamente para seus clientes nas estradas brasileiras. Quem não é cliente paga R$ 4/kWh, uma facada desnecessária para uma marca que só tem a ganhar com a popularização do carro elétrico no Brasil. Uma cobrança de até 2,50/kWh seria mais justa.

Volvo EC40 Ultra: precisa mesmo cobrar R$ 4 por kWh de quem não tem um Volvo? Aqui, o carregador de apenas 11 kW do Pão de Açúcar do Guarujá
Volvo EC40 Ultra: precisa mesmo cobrar R$ 4 por kWh de quem não tem um Volvo? Aqui, o carregador de apenas 11 kW do Pão de Açúcar do Guarujá
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Carregadores Volvo nas estradas

SUL

  • ITAJAÍ (SC): R. José Testoni, 1 - Dom Bosco, 88307-098 – Posto Universitário Rede Galo
  • BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC): Km 138 N 138, BR-101 - Nova Esperança, 88336-200 – American Oil
  • SÃO JOSÉ (SC): R. Gerôncio Thives, 1099 - Barreiros – Posto Galo
  • IMBAÚ (PR): BR 376, Km 394 Rua Charqueada, 84250-000 – Lanchonete Soledad 2
  • CORBÉLIA (PR): Trevo Principal de – Centro (-24.79270653, -53.28881830) – Hotel Peroza
  • PELOTAS (RS): Posto Buffon B91 – Rod. BR 392, Km 64 - Padre Reus, 96050-500
  • LAGES (SC): Av. Luiz de Camões, 2647 - Maria Luíza, 88519-000 – American Oil
  • MARINGÁ (PR): Posto Piloto - R. Estados Unidos, 555 - Jardim America, Maringá - PR, 87045-091
  • TORRES (RS): Posto Primavera - ROD BR 101, 3708, KM 04, 95.560-000, BELVEDERE, TORRES, RS

SUDESTE

  • ANDRADINA (SP): R. Gabriel Teixeira de Barros, 991 - Parque São Gabriel, 16901-227 – Savana Parque Hotel
  • ANGRA DOS REIS (RJ): Rua Itatiaia, S/N, Japuiba, -22.969441394958114, -44.298774209501 – Posto Vale do Café
  • AVARÉ (SP): Rod. Pres. Castello Branco, km 247, 18705-050 – Posto Bizungão
  • BARRA MANSA (RJ): Rod. Pres. Dutra, Km 275 - 27338-000 – Posto Metano
  • BOTUCATU (SP): R. Emílio Cani, 981 - Vila Santa Therezinha De Menino Jesus, 18606-730 – Posto Orbi
  • CAJATI (SP): Rod. Régis Bittencourt, Km 500 - Sentido Sul, 11950-000 – Posto Ongarato
  • CAMPOS ALTOS (MG): BR-262, km 598 - Zona Rural – Posto HG
  • CAPITÓLIO (MG): Estrada Vicente Conegas, SN – Morro Preto – Hotel Quinta dos Cabeças
  • GUARAREMA (SP): Av. Gen. Porfírio da Paz, 176, 08900-000 – Paradouro Batistella
  • LIMEIRA (SP): SP-330, km 137, via Mário Peixoto de Oliveira, s/n - Distrito Industrial Anhangüera 13487-530 – Rancho Mineiro
  • PARACATU (MG): Rodovia BR 040, KM 40,6- Amoreiras II, 38600-000 – Posto Paracatu
  • PERDÕES (MG): BR-381, km 677, 37260-000 – Posto Crossville
  • RIVIERA DE SÃO LOURENÇO (SP): Av. Marginal, 2717 - Riviera de São Lourenço, Bertioga - SP, 11250-000 - (-23.789724318149155, -46.03198438690738)
  • SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ (MG):  Rod. Fernão Dias, Km 790 - S/N - Zona Rural, São Gonçalo do Sapucaí - MG, 37490-000 (-21.94508808340264, -45.619955063434716)
  • SÃO SEBASTIÃO (SP):  Rod. Dr. Manoel Hipólito Do Rêgo, 2501 - Praia Do Arrastão, 11605-136 – Auto Posto Igararece
  • TRÊS MARIAS (MG): Rod. BR 040, Km 281, S/N, 39205-000 – Posto Mar Doce
  • UBATUBA (SP): Rua Guarani, 374 - Centro, Ubatuba - SP, 11680-000 – GPA Ubatuba
  • RIO BONITO (RJ): Posto Kid Dolar - BR-101, 237 - Boqueirão, Silva Jardim - RJ, 28820-000
  • CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ) - Shopping Guarus - Av. Sen. José Carlos Pereira Pinto, 442/590 - Parque Calabouco
  • MARÍLIA (SP): Rod. SP Km 322 - zona Rural,17500-002  – Auto Posto Gigantão
  • SÃO MATEUS (ES): Rod Governador Mário Covas, 493 – Seac, -18.746152875817213, -39.86062066473389 – Posto Rio Negro BR Petrobrás Grupo Nazarão
  • PRESIDENTE PRUDENTE (SP): Av. Manoel Goulart, 2400 - Jardim das Rosas, 19060-000  – Prudenshopping
  • SÃO CARLOS (SP): Rod. Washington Luís, km 222 - Zona Rural, São Carlos - SP, 13560-970 (-22.09343228745159, -47.8313130677845) – Castelo Plaza
  • PENÁPOLIS (SP): Rod. Srg. Luciano Arnaldo Covolan, s/n - Parque Industrial, Penápolis - SP, 16300-000 - Penápolis Garden Shopping
  • PETRÓPOLIS (RJ): Rod. BR 040, km 62  - Itaipava, Petrópolis - RJ, 25740-320 - Villa Itaipava Resort
  • SÃO PEDRO DA ALDEIA (RJ): RJ-140, 3000 - Vila São Pedro, São Pedro da Aldeia - RJ, 28940-000 – Supermercado Super Bom

CENTRO-OESTE

  • ITUMBIARA (GO): Avenida Beira Rio, 1100 - B. Nova Aurora - 75522-330 – Hotel Beira Rio
  • NOVA MOTUM (MT): BR-163, Km 582, 78450-000 – Posto Águia Branca
  • PRIMAVERA DO LESTE (MT): BR-070 - Parque Industrial, 78850-000 – Posto Alvorada
  • RONDONÓPOLIS (MT): BR-364, Km 211 Zona Rural, 78700-000 – Restaurante Sinuelo
  • SINOP (MT): Rodovia BR 163, km 844 - zona rural, 78551-970 – Posto Trevão
  • ANÁPOLIS (GO): Fazenda Barreiro do Meio 2 - Rodovia, BR-153, 3661, 75132-400 (-16.3810589,-48.9513697) – Hotel Denali
  • SIMOLÂNDIA (GO): BR-020 - Zona Rural,73930-000  – Auto Posto DDD
  • CATALÃO (GO): R. Guimarães Rosa, 85 Bairro Bolanger, Catalão - GO, 75710-710 - Go in Catalão
  • DOURADOS (MS): R. João Cândido da Câmara, 750 - Centro, Dourados - MS, 79826-010 – Hotel Bahamas
  • NOVA ANDRADINA (MS): Rodovia BR 267, Km 125, s/n - Casa Verde, Nova Andradina - MS, 79758-000 – Churrascaria Gabrielly

NORDESTE

  • AÇU (RN): Rodovia, BR-304 KM 110,2, 59650-000 – Posto Florestal
  • CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO (SE): Av. Ananias Fernandes dos Santos, 12 - Centro, 49820-000 – Posto Canindé
  • MATA DE SÃO JOÃO (BA): BA-099, Km 74 - s/n - Linha Verde, 48282-970, 44054-128 – Sauipe Premium
  • SALGUEIRO (PE): Av. Cel.  Veremundo Soares, 551 - N.S. Aparecida, 56000-000 – Salgueiro Plaza Hotel
  • SOUSA (PB): Av. Gastão Medeiros Forte, 5857 - Jardim Sorrilandia, Sousa - PB (-6.778226624030077, -38.2401229512412) – Posto Chabocão
  • ALAGOINHAS (BA): Rod. Governador Mário Covas (-12.1667799,-38.4226074) – Posto 2A.
  • EUNÁPOLIS (BA): Av. Antônio Carlos Magalhães, 1978 - Encanto Das Aguas, Eunápolis - BA, 45825-000 (-16.3724185852219, -39.56257814204475) – Novo Posto Verão
  • IBOTIRAMA (BA): Rodovia BR-242 Km 468, s/n, 47520-000 – Hotel Serra do Rio
  • SEABRA (BA): Rodovia BR-242 Km 400 – Laranjeiras, 46900-000 – Auto Posto DDD 242
  • CANUDOS (BA): Rodovia BR-116 Km 119, -9.969847534723232, -39.162387689062115 – Posto Real
  • EUCLIDES DA CUNHA (BA): BR-116, km 215, s/n ÁREA URBANA, 48500-000 – Posto Ralene
  • CARUARU (PE): BR-104 km 68,8, 55034-630 – Posto Ceaka
  • SÃO MIGUEL DOS CAMPOS (AL): Sítio Escorrega Rodovia BR 101, km 159, 57250-000 – Engenho Caraçuípe
  • ITABERABA (BA): Rodovia BR 242, Km 88, s/n Sede, Itaberaba - BA, 46880-000 - Posto Santa Helena
  • CAMPINA GRANDE (PB): R. José Bernardino - Vila Cabral, Campina Grande - PB, 58408-027 - Complexo Heron Marinho.
  • FEIRA DE SANTANA (BA) - ROD BR 324, S/N, KM 531.1 SENTIDO SALVADOR-FEIRA, 44.135-000, HUMILDES, FEIRA DE SANTANA, BA – Posto São Gonçalo 4
  • SOBRAL (CE) - BR-222, KM 218 - Sobral, CE, 62103-000 – Auto Posto Gatão
  • LUÍS EDUARDO MAGALHÃES (BA) - Rod Luís Eduardo Magalhães (BA) 47850-000 - Posto Imperador

NORTE

  • PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM): Posto Bemol - Rodovia BR-174, 886 - Centro, Pres. Figueiredo - AM, 69735-000

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade