Volvo EX30: nota máxima em testes de colisão na Europa
SUV elétrico da Volvo passou por avaliação do Euro NCAP e gabaritou em todos os quesitos
O Volvo EX30 levou cinco estrelas nos testes de segurança feitos pelo Euro NCAP. A entidade é considerada referência em avaliações de segurança automotiva. Nos testes realizados, o EX30 tirou nota máxima no quesito proteção infantil em colisões frontais e laterais, assim como para posicionamento e instalação de cadeirinhas infantis.
O sistema de proteção contra lesões cervicais do EX30 também recebeu nota máxima. Sob a sigla WHIPS, o sistema desenvolvido em 1998 pela Volvo está presente em todos os carros da marca. Isso ajuda a reduzir o risco de lesões causadas pelo efeito chicote - caso ocorra batida na traseira do carro.
Itens de segurança
A vitória do EX30 reforça a Volvo como sinônimo de segurança. Não à toa, a marca foi a criadora do cinto de três pontos, em 1959. E, como a fabricante continua com a mesma premissa, o EX30 chegou (em maio) com a missão de atrair um novo público, mas sem deixar "a peteca cair".
Ou seja, para fazer bonito, o SUV produzido na China oferece diversos itens de segurança, como detector de pedestres, airbag do lado interno do banco do motorista, detecção de ciclista e radar traseiro para detecção em marcha à ré.
No Brasil, o SUV tem preços entre R$ 229.950 e R$ 299.950. São quatro versões de acabamento no total. Em todas elas, o mesmo motor elétrico de 272 cv e 35 kgfm de torque. A bateria tem 51 kWh na versão de entrada, que gera 250 km de autonomia; nas demais, o modelo tem bateria de 69 kWh e, assim, roda até 338 km. Números de acordo com medições do Inmetro.