Volvo investirá quase 1 bi de euros em fábrica de elétricos
Para preparar a próxima geração de carros totalmente elétricos, o investimento inclui melhorias e ampliação no processo de produção interno
A Volvo avança em sua estratégia de oferecer carros totalmente elétricos mais práticos e acessíveis. Em sua próxima geração de automóveis, a Volvo Cars pretende entregar modelos com maior autonomia, carregamento mais rápido e custos mais baixos. A empresa espera alcançar novos marcos em segurança automotiva e sustentabilidade. Para isso, a Volvo Cars investirá 10 bilhões de coroas suecas (947 milhões de euros) em sua fábrica de Torslanda na Suécia nos próximos anos.
O objetivo é que a fábrica produza somente carros totalmente elétricos até 2030. "Com esses investimentos, damos um passo importante para nosso futuro totalmente elétrico e nos preparamos para Volvos elétricos ainda mais avançados e melhores", disse Håkan Samuelsson, executivo-chefe da Volvo Cars. "Torslanda é nossa maior fábrica e desempenhará um papel crucial em nossa transformação".
No Brasil, o Volvo XC40 já deixou de ser oferecido na versão híbrida plug-in e passou a ser vendido somente na configuração 100% elétrica. O resultado de vendas do primeiro mês foi ótimo e colocou o XC40 elétrico em 1º lugar nas vendas do segmento. Recentemente, a marca anunciou um novo modelo elétrico para o mercado brasileiro: o Volvo C40, um SUV cupê derivado do XC40. O Volvo C40 tem 408 cv de potência e alcance elétrico de 440 km.
Os investimentos na fábrica da Suécia seguem um anúncio recente da Volvo e da Northvolt, a principal empresa de baterias, para investir 30 bilhões de coroas suecas (2,84 bilhões de euros) no desenvolvimento e fabricação de baterias de alta qualidade e sob medida para a próxima geração de modelos elétricos da Volvo.
A introdução de mega fundição de partes de alumínio para a próxima geração de modelos elétricos da Volvo é a mudança mais significativa neste pacote de investimentos.Segundo a Volvo, a mega fundição cria uma série de benefícios em termos de sustentabilidade, custo e desempenho durante o tempo de vida dos carros.
Fundir partes principais da estrutura do piso do carro como uma única peça de alumínio reduz o peso, o que, por sua vez, melhora a eficiência energética e, assim, a autonomia elétrica do carro. Isso também permite que os projetistas da Volvo usem de forma ideal o espaço disponível dentro da cabine e da área de bagagem, aumentando a versatilidade geral do veículo.
Uma nova fábrica de montagem de baterias integrará células de bateria e módulos na estrutura do piso do carro, enquanto a área de montagem está sendo reformada para a acomodação de carros totalmente elétricos de próxima geração, por exemplo, com um novo "ponto de casamento" onde a carroceria superior e o piso do carro se encontram pela primeira vez.
Javier Varela, chefe de engenharia e operações da Volvo Cars, disse que a fábrica de Torslanda muda de patamar. "Nosso futuro como empresa é totalmente elétrico e isso requer uma variedade de upgrades em toda a fábrica, para garantir que Torslanda possa continuar a construir carros elétricos premium da mais alta qualidade", comentou.
A fábrica de Torslanda tem uma capacidade de produção anual de 300.000 carros e é uma das instalações de fabricação mais antigas da Volvo. Foi inaugurada em abril de 1964 pelo rei Gustaf VI Adolf, da Suécia, e foi por muito tempo o maior local de trabalho do país. Atualmente, a fábrica de Torslanda opera em três turnos e emprega cerca de 6.500 pessoas.