Volvo manterá híbridos plug-in até 2040; depois, só elétricos
Embora diga que continua comprometida com o futuro 100% elétrico, Volvo decide retardar em 10 anos o abandono dos híbridos
A Volvo Cars surpreendeu o mundo esta semana com uma nota em que dizia que “continua comprometida com o futuro 100% elétrico”. O título do comunicado não tinha muita razão de ser, mas abaixo a Volvo explicou: vai continuar vendendo carros híbridos plug-in até 2040.
Isso significa que a montadora sueca vai retardar em 10 anos o seu plano de vender somente carros elétricos. Segundo a Volvo, a mudança de planos ocorre “em virtude das demandas dos consumidores e da realidade de diferentes mercados”.
A realidade é que os carros a combustão ainda permanecerão no portfólio global da Volvo por 15 anos. De qualquer forma, o novo objetivo de curto prazo é “pelo menos 90% das vendas serem provenientes de carros eletrificados, o que significa um balanço entre modelos 100% elétricos e híbridos plug-in”.
Segundo a Volvo, os 10% restantes (ou menos) “permitirão as vendas de alguns poucos modelos Mild Hybrid”, classificados no Brasil como micro-híbridos pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Para 2025, a expectativa da montadora sueca – que pertence à chinesa Geely – é ter mais de 50% de veículos eletrificados nas vendas globais. Apesar do recuo, a Volvo garante que em 2030 terá uma gama completa de carros 100% elétricos; se não vai cumprir a meta anterior não é por culpa dela e sim por causa do mercado.
Para o Brasil, o reflexo disso é que a Volvo continue crescendo nas vendas, pois os consumidores que ainda não querem depender da (má) infra-estrutura de carregamento de carros elétricos poderão continuar comprando modelos híbridos plug-in, como o Volvo XC60 e o Volvo XC90.
A Volvo acrescenta que, com um portfólio completo de carros elétricos a bateria (BEVs), poderá “se tornar totalmente elétrica quando os mercados estiverem favoráveis e, os consumidores, prontos”. No Brasil, a meta de 2025 já foi alcançada.
“Desde o lançamento do EX30, superamos a marca de 50% das vendas de produtos 100% elétricos”, disse Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars do Brasil. “Nosso propósito no país segue o mesmo de respeitar o desejo e o tempo do cliente na migração para a nova tecnologia, além de seguirmos trabalhando para romper as barreiras do carro elétrico.”