Volvo revela minivan diferente de tudo: elétrica, 6 lugares e 272 cv
Primeira minivan da marca, Volvo EM90 é elétrica e tem capacidade para até 6 pessoas, acabamento refinado e promete até 738 km de alcance
Depois de anos sem grandes novidades, o segmento de minivans acaba de ganhar um oponente de peso na China. A Volvo revelou nesta segunda-feira, 13, o novo EM90, a primeira minivan da história da marca sueca. Com capacidade para até seis pessoas, bastante requinte e até 272 cv, o novo Volvo EM90 estreia no mercado chinês em 2024.
Por fora, o novo Volvo EM90 segue a identidade visual dos lançamentos mais recentes da marca sueca. Na dianteira, os faróis de LED trazem formato fino e assinatura visual 'Martelo de Thor'. Assim como no EX30, a minivan traz elementos estilizados no lugar de uma grade frontal, junto ao logotipo da Volvo, que é iluminado por LEDs.
Com linhas modernas, a lateral traz portas traseiras corrediças dos dois lados, além de teto com aspecto flutuante graças à ampla área envidraçada. Na traseira, as lanternas de LED trazem luzes em formato de "T" em posição elevada. A plataforma é a modular SEA, a mesma base do EX30 e exclusiva para carros elétricos.
Apesar disso, o Volvo EM90 é bem maior do que o SUV compacto que vem agitando o mercado brasileiro. A minivan mede 5,20 m de comprimento, 2,02 m de largura e 1,86 m de altura. O entre-eixos é de excelentes 3,20 m.
Por dentro, o foco do novo EX90 não é o público executivo. Para isso, a minivan conta com seis assentos individuais divididos em três fileiras. O destaque fica para a segunda fila, que traz duas poltronas reclináveis e com funções de massagem, ventilação e até apoio para os pés.
Além disso, ainda há uma tela de 15,6" central que pode ser utilizada para videoconferências ou para recursos de entretenimento, ou até mesmo para ajustar funções do carro. Na parte da frente, o acabamento traz materiais refinados, além de um painel digital e central multimídia.
Assim como os lançamentos mais recentes da Volvo, o EM90 não terá versões a combustão. Sempre equipada com um motor elétrico traseiro, a minivan oferece 272 cv e 342 Nm. O alcance será de até 738 km no ciclo chinês. Além disso, o EM90 acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e chega aos 180 km/h de velocidade máxima.
Já disponível para encomendas na China, o novo Volvo EM90 terá as primeiras entregas no mercado chinês ainda no primeiro trimestre de 2024. Apesar de não comentar sobre quando a minivan será vendida em outros países, é bem provável que a Volvo ofereça o EM90 em mercados como a Europa e EUA a partir de meados do ano que vem.