VW Amarok 2023 terá multimídia com tela vertical de 12''
Prevista para julho, nova geração da picape Volkswagen Amarok terá plataforma de Ranger e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Cada vez mais perto do lançamento, a nova Volkswagen Amarok teve mais detalhes revelados nesta semana. Dessa vez, a montadora alemã divulgou uma imagem do interior da picape, que terá uma central multimídia com tela de até 12’’ de aspecto vertical. Prevista para ser revelada oficialmente no dia 7 de julho, a nova Volkswagen Amarok terá design totalmente renovado e plataforma de Ford Ranger.
No teaser divulgado pela Volkswagen, é possível ver parte do interior da nova picape. O destaque fica para a central multimídia que, dependendo da versão, pode ter um display de 10’’ ou 12’’. Assim como na nova Ranger, a tela terá orientação vertical. De acordo com a marca alemã, a nova central também reúne diferentes funcionalidades, como a visão 360º, as funções de conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio e os comandos de ventilação.
Logo abaixo, a central multimídia também terá botões físicos. Além disso, completam as novidades o novo volante funcional da marca e as saídas de ar nas laterais da central multimídia. Por dentro, a nova Amarok apostará em um acabamento mais refinado, e também terá o painel de instrumentos digital Active Info Display. Também será possível comandar funções da picape de forma remota através do aplicativo We Connect.
Por fim, a Volkswagen também revelou que a nova Amarok terá mais de 30 recursos de assistência ao condutor. Dentre as funcionalidades, a picape terá assistente de permanência e de mudança de faixa, reconhecimento de placas e objetos, e também controle de cruzeiro adaptativo. Além disso, a nova Amarok terá faróis com a tecnologia IQ.Light em algumas versões.
Medindo 5,35 m de comprimento e com entre-eixos de 3,27 m, a nova Amarok terá uma capacidade de carga de até 1.200 kg. Por fora, a nova picape terá design inspirado nos SUVs da marca alemã. Na dianteira, ela contará com um desenho de linhas retas, com direito a um aplique cromado na parte inferior do para-choque. Na traseira, o destaque fica para as lanternas de LED que invadem a lateral e o nome Amarok em baixo relevo na tampa da caçamba.
Sob o capô, a nova Amarok terá opções de motor a gasolina e a diesel. Um deles será um novo motor V6 turbodiesel mais potente do que o atual 3.0 de 258 cv e 580 Nm de torque. Dentre as opções de transmissão, a nova Amarok também deve contar com opções de câmbio manual de 6 marchas, além de transmissões automáticas de 6 ou 10 marchas. A tração será 4x2 ou nas quatro rodas com funções 4x2 e 4x4 reduzida.
Além disso, a Volkswagen revelou que a nova Amarok terá ao menos cinco versões: a opção de entrada se chamará apenas Amarok, e será seguida pelas opções Life, Style, e as inéditas opções topo de linha PanAmericana e Aventura. As duas últimas terão visual diferenciado, sendo a primeira delas com foco off-road e a segunda com design esportivo e urbano.
A nova geração da Volkswagen Amarok será revelada oficialmente no dia 7 de julho. No entanto, as chances da nova picape chegar ao Brasil são remotas. Isso porque a nova geração da picape alemã só será produzida na África do Sul. Em seu lugar, a Volkswagen vai investir US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) para renovar a atual geração feita na Argentina em 2024.