VW anuncia marca Scout para picape e SUV elétricos nos EUA
Focada em carros elétricos off-road, nova marca do Grupo Volkswagen vai reviver o nome Scout e terá picape e SUV elétricos em 2026 nos EUA
A Volkswagen quer conquistar mais espaço no mercado americano. O grupo alemão anunciou na última quarta-feira (11) que vai relançar a marca Scout nos EUA. Trata-se de uma homenagem ao SUV International Harvester Scout, que foi produzido entre 1961 e 1980 nos EUA. A nova marca será focada em veículos off-road, e terá uma picape e um SUV, ambos 100% elétricos. Os novos modelos serão lançados até 2026.
Enquanto a nova picape deve mirar em concorrentes como a Rivian R1T e Tesla Cybertruck, o futuro SUV será concorrente de modelos como o Jeep Wrangler e Ford Bronco, no segmento de SUVs robustos (Rugged-SUVs ou R-SUV). Nos próximos anos, a Volkswagen deve revelar mais especificações e o design dos novos SUV e picape Scout.
Pouco conhecida no Brasil, a International Harvester era uma fabricante americana de equipamentos agrícolas e de construção, caminhões e automóveis. Um dos modelos mais famosos da montadora foi o Scout, que era concorrente do clássico Jeep CJ e do Ford Bronco original. Vendido entre 1961 e 1980 nos EUA, o International Scout foi um dos antecessores dos atuais SUVs, tendo ainda versões picape e conversível. A Volkswagen passou a ter os direitos da marca a partir de 2021, quando adquiriu a Navistar International.
Em comunicado, a Volkswagen afirma que os novos veículos serão projetados, projetados e fabricados nos EUA para clientes americanos. Para isso, a Scout será uma empresa independente no Grupo Volkswagen, com atuação e gestão próprias. Sem revelar muito sobre os modelos, a montadora alemã adianta apenas que os primeiros protótipos devem ser revelados no próximo ano, e a produção está programada para começar em 2026.
Apesar disso, tanto o SUV como a picape da Scout devem contar com tecnologias presentes em outras marcas do grupo alemão. O objetivo da Volkswagen é de que a nova marca ajude o grupo a conquistar uma participação de mercado de 10% nos EUA, contribuindo também para o aumento da lucratividade do grupo. De acordo com o The Wall Street Journal, a Volkswagen pretende investir US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,1 bilhões) na marca Scout, e vender pelo menos 250 mil unidades por ano nos EUA a partir de 2026.
“Após uma reviravolta positiva da Volkswagen nos EUA, aproveitamos a oportunidade para fortalecer ainda mais nossa posição em um dos mercados de crescimento mais significativo para veículos elétricos. A eletrificação oferece uma oportunidade histórica de entrar no segmento altamente atraente de picapes e R-SUV como um grupo, ressaltando nossa ambição de nos tornarmos um player relevante no mercado dos EUA”, afirmou Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.