VW Golf GTI ganha versão de corrida que chega aos 270 km/h
Versão especial feita para as 24 Horas de Endurance antecipa as mudanças do novo VW Golf GTI Clubsport, que será o mais potente da história
Distante do Brasil há quase quatro anos, o Volkswagen Golf ganhou uma versão especial para corridas endurance na Europa. Batizado de Golf GTI Clubsport 24h, o modelo tem 348 cv e vai participar das 24 Horas de Nürburgring. Ele será pilotado pela dupla Benny Leuchter (Alemanha) e Johan Kristoffersson (Suécia), e chega aos 270 km/h de velocidade máxima. Junto com ele, outras três unidades do Golf GTI de primeira geração também participarão das 24 Horas de ADAC Classic.
Além disso, o Golf de rua também terá novidades em breve na Europa. Depois de apresentar a reestilização de quase todas as versões do hatch médio em janeiro, a montadora alemã divulgou um novo teaser do Golf GTI Clubsport, que será revelado na próxima sexta-feira, 31. Ele promete ser o Golf GTI de tração dianteira mais potente da história.
Embora a unidade revelada ainda esteja com uma leve camuflagem, é possível ver que o novo Golf GTI Clubsport ganhou para-choques redesenhados, novos faróis de LED com a tecnologia IQ.Light, um novo aerofólio e uma grade iluminada por LEDs. A oitava geração do Golf foi lançada em 2019 na Europa.
Outra novidade é o logotipo da VW, que também é iluminado por LEDs. As rodas de 19" também são novas, e trazem design que lembram as peças que equipavam o Golf GTI de quinta geração. Como opcional, ainda é possível equipar o hot hatch com rodas de 19" da Warmenau, que pesam apenas 8 kg cada uma.
No interior, a principal novidade deve ser a nova central multimídia de até 12,9" com Android Auto, Apple CarPlay e Chat GPT integrado para funções de conforto, segurança e informação. Fecham as novidades as novas padronagens de revestimentos de bancos e detalhes de acabamento.
Sob o capô, o novo Golf GTI Clubsport promete ser o Golf com tração dianteira mais potente da história. Vale lembrar que a versão GTI convencional saltou de 245 cv para 265 cv na reestilização. Já o Clubsport atual oferece 300 cv, sempre com o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas.
Os preços do novo VW Golf GTI Clubsport ainda não foram revelados. O hot hatch deve chegar ao mercado europeu até o segundo semestre deste ano, antes da versão R, que também deve ir além dos 320 cv do modelo atual. Distante do Brasil desde 2020, o Golf está em fase de estudos para o país nas versões esportivas GTI e R, para concorrer com o Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.