VW ID.4 elétrico cai para R$ 6.990 por mês (menos que um T-Cross)
Com redução de R$ 3.000 na assinatura, SUV elétrico se torna muito mais competitivo e fica mais barato do que o T-Cross Highline a combustão
A Volkswagen chegou à conclusão de que o preço da assinatura do ID.4 elétrico estava absurdamente alto para o Brasil, por isso decidiu fazer uma drástica redução de R$ 3.000 na mensalidade, que agora custa R$ 6.990 por mês.
O plano continua sendo o mesmo de antes, que custava R$ 9.990/mês: 1.500 km de rodagem por mês durante 24 meses. No valor anterior, o Volkswagen ID.4 custava R$ 239.760. Agora, baixou para R$ 167.760 e se tornou um negócio interessante, pois ganhou 5 estrelas na avaliação do Guia do Carro, com nota 9,6. É mais barato do que um T-Cross Highline a combustão (R$ 175.990).
Nos dois casos, o valor inclui licenciamento, IPVA, manutenção, carro reserva etc. A Volkswagen não informou o valor das franquias de 2.000 km e de 2.500 km.
Segundo a Volkswagen, os clientes que assinaram o ID.4 elétrico por R$ 9.990 terão seus contratos atualizados e o saldo abatido das parcelas a partir de abril. A montadora afirma que essa redução foi feita “em função de uma análise criteriosa do comportamento do produto junto aos usuários, tais como fatores demográficos, histórico dos usuários e tipo de uso do veículo”.
A principal razão foi o fracasso das assinaturas com o preço beirando os R$ 10 mil por mês (ou mais). Segundo a consultoria Jato Dynamics, o Volkswagen ID.4 obteve apenas 89 assinaturas no ano passado – um vexame que o colocou em 186º lugar no ranking brasileiro. O Volkswagen ID. Buzz (Kombi elétrica) ficou ainda pior, em 257º lugar, com apenas 15 assinaturas.
Segundo a Volkswagen, mesmo com a redução, os futuros assinantes do SUV elétrico continuarão com o pacote de benefícios já conhecidos do programa de assinatura VW Sign&Drive: assistência 24 horas, todas as documentações, proteção completa, gestão de multas, manutenção preventiva inclusa e sem preocupação com desvalorização da revenda.
O Volkswagen ID.4 é disponibilizado em versão única, a Pro, com motor elétrico traseiro de 150 kW de potência (204 cv) e 310 Nm de torque, com tração traseira. A bateria tem 77 kW de capacidade e permite um alcance de 370 km (PBEV) a 522 km (WLTP).