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VW Polo e Virtus ganham versão para pessoas com deficiência

Versão Sensus de Polo e Virtus custa R$ 69.990 cada; hatch tem motor 1.0 turbo de 128 cv e o sedã, 1.6 aspirado de 120 cv

4 dez 2018 - 11h28
(atualizado às 11h30)
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As montadoras tem se mobilizado para atender ao público PCD - portadores de necessidades especiais, que podem comprar carros zero-km com isenção de IPI e ICMS -, com versões específicas de seus produtos. Desta vez, Polo e Virtus, ambos da Volkswagen, ganharam configurações para o segmento, com preço de R$ 69.990 cada.

Os dois modelos são baseados no catálogo mais equipado da versão MSI. Mas a motorização de cada um é diferente. O hatch traz o motor 1.0 turbo de até 128 cv, enquanto o sedã vem equipado com o 1.6 aspirado de até 120 cv. O câmbio é sempre automático de seis marchas.

Polo Sense 200 TSI custará R$ 69.900
Polo Sense 200 TSI custará R$ 69.900
Foto: Volkswagen / Divulgação

Conteúdo das novas versões de Polo e Virtus

O pacote de itens de série da dupla é robusto. Direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas e computador de bordo são o básico indispensável. Mas há mais. Chave tipo canivete com controle remoto, para-sóis iluminados para motorista e passageiro, retrovisores elétricos, suporte para celular no painel com porta USB e regulagem de altura para o banco do motorista também integram o pacote.

A central multimídia tem tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e um aplicativo conecta com celulares Apple e Android. Há controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas. O toque de despojamento fica por conta das rodas. Nada de liga leve: são feitas de aço.

Mas boa parte das versões para PCD de outras marcas também economiza nesse detalhe. Além disso, o consumidor só pode optar entre as cores preta, branca e vermelha, todas sólidas. As vendas dos dois modelos começam em fevereiro.

Flerte da Volkswagen com PCD é recente

A Volkswagen foi uma das últimas montadoras de grande volume a acordar para o mercado de PCD. Até este ano, a marca quase não tinha produtos adequados, com câmbio automático, que ficassem abaixo do teto legal de R$ 70 mil - necessário para que se obtenha a isenção de ICMS.

Acima desse valor, o consumidor só pode pedir desconto do IPI. Hoje, a marca conta com versões de Fox, Polo e Virtus e também dos veteranos Gol e Voyage, sempre equipadas com câmbio automático, aptas à venda direta com desconto dos dois tributos.

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