VW Polo volta a crescer em setembro; Chevrolet Onix desaba
Veja como está o ranking parcial de vendas de automóveis em setembro, que traz algumas surpresas
O ranking parcial de vendas de automóveis em setembro tem algumas surpresas. A mais relevante é a troca de posições dos hatches mais vendidos, como VW Polo e Chevrolet Onix.
Formado pela dobradinha Novo Polo/Polo Track, o VW Polo ainda é uma incógnita. Em junho e julho teve grande desempenho, mas caiu muito em agosto. Agora, em setembro, volta a se impor e já abriu mais de 1.000 carros de diferença para o Hyundai HB20.
O Volkswagen Polo está em 2º lugar no ranking geral da Fenabrave com 3.988 emplacamentos. O 1º lugar, folgado, é do Fiat Strada com 4.836.
A nota negativa é a má performance do Chevrolet Onix, que desabou. O ex-hexacampeão nacional de vendas (2015-2020) surpreendeu no final de agosto e fechou o mês à frente do Polo e do HB20. Mas agora está perdendo até para os Fiat Mobi e Argo.
Com -400 vendas em relação ao HB20 e -1.400 em relação ao Polo, o Onix vai precisar de um milagre na parte final de setembro para repetir a façanha de agosto. O hatch da Chevrolet está com um desempenho 46% inferior ao que deveria estar.
Vale a pena ficar atento às ofertas de mercado, pois pode surgir alguma promoção da Chevrolet no final do mês.
O Fiat Mobi, em 4º lugar com 2.801 registros, também é uma das surpresas de setembro. Chevrolet Tracker (SUV) e Chevrolet Onix Plus (sedã) lideram seus segmentos.
Para o finalzinho de setembro e especialmente para outrubro e novembro, podemos esperar um crescimento do Peugeot 208, que ganhou motor 1.0 Turbo 200 em três versões; isso deve impactar positivamente em suas vendas.