VW revela perua elétrica esportiva de 340 cv na Europa
Volkswagen revela novo hot hatch elétrico ID.3 GTX de 326 cv e perua esportiva ID.7 GTX Tourer, que chegam ao mercado europeu ainda em 2024
A linha de elétricos da Volkswagen acaba de ficar maior na Europa. De uma só vez, a montadora alemã apresentou os novos ID.3 GTX e ID.7 GTX Tourer. Com visual diferenciado e até 326 cv de potência no hatch e 340 cv na perua, as novas versões esportivas da dupla de elétricos chegará ao mercado europeu nos próximos meses.
Começando pelo ID.3 GTX, o hatch elétrico ganhou um novo para-choque com luzes diurnas em LED e grade inferior em colmeia, novas rodas de 20" com acabamento diamantado ou preto – dependendo do pacote opcional escolhido – e logotipos GTX escurecidos. Na parte traseira, o para-choque traz um difusor de ar.
No interior, o volante conta com costuras na cor vermelha, assim como o painel e os bancos esportivos que mesclam couro e Alcantara. O destaque do ID.3 GTX fica para o painel digital e a multimídia de 12,9". A mesma receita é utilizada pela perua ID.7 GTX Tourer, que será o maior esportivo elétrico da Volkswagen.
Por outro lado, a versão esportiva não deve ser oferecida no ID.7 sedã, enquanto os SUVs ID.4 e ID.5 já contam com variantes GTX desde 2022. Quanto à motorização, o novo VW ID.3 esportivo será oferecido com duas opções: a GTX, que oferece 285 cv de potência, e a GTX Performance, que tem 326 cv. Em ambas, o torque é de 545 Nm e a tração é integral.
Tudo isso para ir de 0 a 100 km/h em 6,0s (GTX) e 5,6s (GTX Performance). Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h e 200 km/h, respectivamente. A Volkswagen ainda não divulgou os números oficiais de alcance, mas espera-se que o novo ID.3 GTX rode cerca de 600 km com uma carga completa.
Já a perua ID.7 GTX Tourer será ainda mais potente. Também equipada com dois motores elétricos – um em cada eixo e com tração integral – ela oferece 340 cv. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. Tudo isso levando 605 litros de bagagem e até 5 pessoas. O alcance – ainda não divulgado oficialmente – deve ficar entre 625 km.
A dupla de esportivos elétricos da Volkswagen deve chegar ao mercado europeu até o segundo semestre deste ano. No entanto, nem o ID.3 e muito menos o ID.7 têm previsão de serem vendidos no Brasil. No país, a VW oferece apenas o SUV ID.4 em versão única e somente na modalidade por assinatura, com preços a partir de R$ 6.999 por mês.