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VW T-Cross 2025 tira nota máxima em crash test do Latin NCAP

Lançado em maio, novo Volkswagen T-Cross brilha e mantém nota máxima no crash test do Latin NCAP, que também avaliou o SUV Chevrolet Groove

25 set 2024 - 12h57
(atualizado às 13h15)
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Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP divulgou mais uma rodada de testes nesta quarta-feira. Desta vez, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe testou o Volkswagen T-Cross reestilizado, que tirou a nota máxima de cinco estrelas. Além dele, o Latin NCAP também testou o Chevrolet Groove, um SUV de origem chinesa que não é vendido no Brasil.

O Volkswagen T-Cross, produzido no Brasil, ganhou cinco estrelas. Trata-se do modelo reestilizado em maio deste ano, que também é exportado para outros mercados da América Latina. Testado a pedido da fabricante, o modelo oferece seis airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série e tecnologias ADAS opcionais. O modelo manteve a nota máxima do T-Cross anterior, que foi testado em 2019, ainda no protocolo antigo.

Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

No comunicado oficial, o Latin NCAP destaca que esses equipamentos do pacote ADAS (assistente ativo de mudança de faixa, park assist, câmera multifunções e sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga) se tornarão padrão em alguns mercados em breve, indicando que o T-Cross deve passar a oferecer os itens de série nos próximos meses.

Ele obteve 92,31% de proteção para ocupantes adultos, 89,80% para crianças, 65,62% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 84,96% em assistência à segurança. O veículo foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, frenagem autônoma de emergência para usuários vulneráveis das vias, AEB Cidade, AEB Interurbano e sistemas de assistência à velocidade.

Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Em geral, o Latin NCAP avalia que o T-Cross apresentou bom desempenho, com estruturas de impacto frontal estáveis. O modelo mostrou proteção adequada a boa para adultos nos testes dinâmicos de colisão frontal e lateral, enquanto no impacto de poste proporcionou proteção marginal para o peito. O teste de chicotada cervical também ofereceu proteção marginal. 

A proteção de pedestres apresentou proteção adequada a boa para a cabeça na maioria das áreas, proteção adequada para a parte inferior da perna e proteção fraca a ruim para a parte superior da perna. Todos os três sistemas AEB avaliados alcançaram bons níveis de desempenho e o SAS atendeu aos requisitos técnicos e é oferecido como padrão. 

Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Volkswagen T-Cross no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

Sistemas de Assistência de Permanência em Faixa e Detecção de Ponto Cego são oferecidos como equipamentos opcionais no modelo, mas não atenderam aos requisitos de disponibilidade para a pontuação. Esse resultado se aplica aos veículos Volkswagen T-Cross cujo número VIN contém a letra S ou letras consecutivas no décimo dígito. 

O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem versões equipadas com tecnologias ADAS que tenham sido avaliadas e tenham bom desempenho. O Chevrolet Groove, que é vendido em mercados como o Chile, obteve zero estrelas de cinco possíveis.

Chevrolet Groove no crash test do Latin NCAP
Chevrolet Groove no crash test do Latin NCAP
Foto: Latin NCAP/Divulgação

"A Volkswagen lidera em termos de desempenho de segurança com o T-Cross e envia uma mensagem clara aos consumidores de que os modelos com desempenho cinco estrelas nos segmentos menores são viáveis e estão disponíveis no mercado. Em contrapartida, a Chevrolet decepcionou com o Groove, destacando negativamente a política da fabricante de oferecer seis airbags como padrão e bom desempenho de segurança. Incentivamos a GM a voltar logo ao seu padrão de segurança mais elevado e substituir ou atualizar o Groove em breve”, destacou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

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