Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

VW Tera com motor do Polo Track chegará posteriormente ao mercado, diz site

Com lançamento marcado para o Carnaval, novo Volkswagen Tera deve chegar ao mercado inicialmente apenas com motor 1.0 turbo de 116 cv

25 fev 2025 - 09h22
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Foto: Reprodução/Motor.es

O novo Volkswagen Tera será revelado oficialmente em menos de uma semana, e por isso, surgem mais detalhes sobre o modelo inédito da marca alemã no Brasil. Ao que tudo indica, o novo SUV deve estrear com duas versões equipadas com o motor 1.0 turbo do Polo. No entanto, o Tera também contará com mais versões com o motor 1.0 aspirado de 84 cv, que devem chegar posteriormente ao mercado.

De acordo com o site Autos Segredos, o novo SUV será lançado inicialmente em duas versões: Comfort e High. Ambas serão equipadas com o motor 1.0 turbo de 116 cv e 165 Nm do Polo. Já o câmbio pode ser o manual de cinco marchas ou o automático de seis velocidades, ambas as opções também vindas do hatch líder de vendas no Brasil. 

Volkswagen Polo Track
Volkswagen Polo Track
Foto: VW / Guia do Carro

Flagradas recentemente em testes, as versões de entrada com o motor 1.0 MPI aspirado de 84 cv devem chegar ao mercado apenas em um momento posterior. O motivo é evitar a briga direta com o Polo, que deve perder algumas versões em breve. Com isso, as versões mais em conta do Volkswagen Tera devem chegar um pouco depois, quando a Volks encerrar o estoque das versões do Polo já fora de linha.

O Volkswagen Tera faz parte da ofensiva de 16 lançamentos da marca no país, e brigará com o Fiat Pulse e o Renault Kardian. Ele será feito em Taubaté (SP) sobre a plataforma MQB-A0, a mesma base dos modelos T-Cross, Virtus, Nivus e Polo. Recentemente, o Tera apareceu em uma postagem no perfil oficial no LinkedIn do CEO da marca no Brasil, Ciro Possobom.

Postagem de Ciro Possobom (à direita) no LinkedIn mostra o novo Volkswagen Tera
Postagem de Ciro Possobom (à direita) no LinkedIn mostra o novo Volkswagen Tera
Foto: Reprodução/Ciro Possobom/LinkedIn

Nas últimas semanas, o Volkswagen Tera também foi flagrado em testes na Europa quase sem camuflagem. Os faróis serão os mesmos do novo Nivus, mas com nova assinatura visual. A grade frontal terá um friso cromado ligando os faróis, e o para-choque será inspirado no Tiguan europeu. Na lateral, os para-lamas são bem pronunciados, com vincos bem encorpados. 

Também há apliques de plástico preto nas extremidades dos para-lamas. Os retrovisores terão repetidores de seta, enquanto o teto contará com barras longitudinais. Na traseira, as lanternas em LED serão interligadas por uma barra horizontal (sem iluminação) na traseira. Já a placa ficará no para-choque. O interior será totalmente novo, e deve ter inspiração no Skoda Fabia europeu.

Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Flagra do novo Volkswagen Tera em testes na Europa quase sem camuflagem
Foto: Reprodução/Motor.es

O novo Volkswagen Tera deve ter cerca de 4,10 m de comprimento, com o mesmo entre-eixos de 2,56 m do Polo. Inicialmente, o novo Volkswagen Tera deve chegar ao mercado em duas versões: Comfort e High, sendo que a última já teve o logotipo mostrado no teaser divulgado pela Volks. 

A escolha dos nomes diferentes dos demais modelos (Comfortline e Highline) teria relação com a proposta mais jovial e acessível do Volkswagen Tera. Vale lembrar que o nome High era utilizado pela versão topo de linha do finado Up, que também tinha pegada “descolada”.

Flagra do novo Volkswagen Tera x teaser oficial do modelo
Flagra do novo Volkswagen Tera x teaser oficial do modelo
Foto: Reprodução/Motor.es/Guia do Carro

Ambas as versões terão um pacote recheado de equipamentos, como seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade e de tração, ISOFIX, assistente de partida em rampa, ACC, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, sem contar vidros e travas elétricas, direção elétrica, ar-condicionado e multimídia VW Play. 

Como opcional, a versão High deve contar com um pacote que inclui alerta e assistente de permanência em faixa, park assist, câmera multifuncional, sensor de ponto cego e assistente de saída de vaga. Os mesmos itens também são oferecidos como opcionais para os modelos Nivus e T-Cross. O novo SUV compacto da Volkswagen ficará posicionado abaixo do Nivus, que parte de R$ 143.490 na versão Comfortline.

Guia do Carro
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade