Xpeng, ligada à VW, lança sedã elétrico com preço de Cronos
Mona M03 foi apresentado em junho, mas só agora tem valores revelados; segundo a Xpeng, foram feitas 10 mil reservas em menos de uma hora
Há cerca de dois meses, a Xpeng apresentou o Mona M03, um sedã elétrico prometido para ser extremamente acessível. Ao mercado chinês.
Agora, a marca finalmente revela o preço: 119.800 yuan no modelo de entrada, o equivalente a R$ 95.600 na conversão direta. Ou seja, praticamente o mesmo que um Fiat Cronos Drive 1.0 com câmbio manual, que sai por R$ 94.990.
Ele também é mais barato que todos os sedãs compactos atualmente disponíveis no mercado, como Hyundai HB20S (R$ 97.690), Toyota Yaris (R$ 99.490) e Chevrolet Onix Plus (R$ 101.990). Claro que o modelo não deve chegar ao Brasil - já que a marca nunca demonstrou interesse em vender carros por aqui. Mas dá para ter uma ideia do quão acessível ele é no país asiático.
Como é o Xpeng Mona 03
Não pense que por ser barato o Mona 03 é simples. Na versão de entrada, o sedã tem motor elétrico de 190 cv alimentado por uma bateria de 51,8 kWh. De acordo com o generoso ciclo de medição chinês, sua autonomia pode chegar a 515 km. Além disso, traz assistentes de condução semiautônoma nível 2 - são dois radares de ondas milimétricas, 12 sensores ultrassônicos e sete câmeras para fazer tudo funcionar.
Já a configuração intermediária, de 129.800 yuan (R$ 103.500), recebe uma bateria maior, de 62,2 kWh e motor mais potente, com 218 cv. O alcance passa para 620 km.
Por fim, o modelo de topo 580 Max não teve especificações detalhadas, mas deve ser uma versão de alta performance. Como diz o nome, pode rodar até 580 km com uma carga. Custa 155.800 yuan (R$ 124.200).
Entre os equipamentos, destaque para teto de vidro panorâmico e sistema de som com 18 alto-falantes em todas as versões. No centro do painel fica uma enorme tela semelhante à dos Tesla Model 3 e Model Y, mas não há quadro de instrumentos. Como opcional de 599 yuan (quase R$ 480), uma tela menor pode ser instalada atrás do volante.
Quando revelou o sedã, há dois meses, a Xpeng recebeu nada menos que 10 mil pedidos em 52 minutos. Com a divulgação dos preços, as vendas devem disparar nos próximos dias.
Lembrando que a Volkswagen comprou 4,99% da fabricante em 2023 para desenvolver arquiteturas para carros elétricos nos próximos anos. Contudo, o Mona 03 não tem relação com a parceria, uma vez que o primeiro carro desta colaboração será apresentado só em 2026.