Zapay lança calculadora virtual que antecipa valor do IPVA 2025
Com mais de 90% de precisão, ferramenta pode ser acessada por motoristas de todos os estados de forma gratuita; saiba como funciona
A Zapay, fintech adquirida recentemente pelo Sem Parar, acaba de liberar o acesso à Calculadora IPVA 2025. Trata-se de uma ferramenta gratuita e exclusiva que permite aos motoristas de todo o Brasil saberem o valor do imposto.
Segundo a Zapay, os motoristas podem estimar, com mais de 90% de precisão, qual será o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o próximo ano. Além desse serviço, a ferramenta também permite verificar débitos em aberto, como multas, IPVAs anteriores e licenciamento.
Esse é o terceiro ano consecutivo em que a Zapay disponibiliza esse serviço para ajudar motoristas na tarefa de se programar financeiramente para os débitos veiculares que são cobrados a cada início de ano. Nas versões anteriores da calculadora de IPVA, a empresa registrou mais de 500 mil consultas à plataforma.
“Sabendo antecipadamente o valor do tributo, proporcionamos um tempo adicional para os motoristas se organizarem e avaliarem as melhores opções, seja para parcelar ou quitar seus débitos, garantindo uma tomada de decisão mais estratégica da gestão do seu carro”, explica Callebe Mendes, CEO da Zapay..
Como funciona a Calculadora IPVA 2025
Basta inserir a placa do veículo e a ferramenta calcula automaticamente a estimativa do tributo, cruzando os dados do veículo, como marca, modelo e ano, as informações atualizadas da tabela FIPE e os valores da alíquota no estado de registro do veículo.
Todo o processo leva poucos segundos e pode ser feito pelo site www.calculadoraipva.com ou pelo aplicativo Calculadora de IPVA 2025, disponível para iOS e Android (em breve).
Como é feito o cálculo do IPVA
O valor do IPVA de cada automóvel é baseado na Tabela Fipe, no valor de mercado do veículo e na alíquota, que pode variar entre 1% e 4% do valor do veículo, dependendo do estado em que ele está registrado. Cada estado brasileiro tem autonomia para definir suas próprias alíquotas, por isso o preço do tributo de um mesmo veículo pode variar entre estados.
Outros tributos anuais
Além do IPVA, os proprietários de veículos precisam ficar atentos ao licenciamento, outro tributo obrigatório de seu veículo. O não pagamento pode acarretar complicações na hora de retirar o novo documento ou até no processo de venda e transferência do veículo para outro motorista:
Licenciamento: taxa obrigatória para a regularização do veículo e emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O pagamento do licenciamento só é permitido após a quitação do IPVA.