Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zeekr lança SUV X no Brasil e preços surpreendem

"Primo" do Volvo EX30 - na verdade foi o SUV da Volvo que se baseou no da Zeekr -, modelo chega em duas versões, por R$ 272 mil e R$ 298 mil

14 nov 2024 - 16h50
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Zeekr lança seu segundo modelo no Brasil, depois da shooting brake de luxo 001. Desta vez, um SUV compacto alongado que compartilha plataforma com o (também elétrico) Volvo EX30

A Zeekr - marca de carros 100% elétricos e do segmento premium lançada no começo dessa década pelo Grupo Geely, a mesma dona da Volvo - apresentou nesta semana no Brasil seu novo modelo de entrada: o SUV X, um carro de porte compacto, embora espaçoso, com preço inicial de R$ 272 mil.

Entre no carro e a primeira sensação é a de que ele vale muito mais de R$ 400 mil - justamente por causa do nível de acabamento. Primoroso e muito bem equipado, o Zeekr X é terá duas versões por aqui, a Premium e a Flagship, que custarão, respectivamente, R$ 272 mil e R$ 298 mil. A meta é encarar carros elétricos dessa faixa de preço como o próprio Volvo EX30, o BYD Yuan Plus e o Peugeot e2008.

Primo do Volvo EX30

O que pouca gente sabe é que esse novo modelo - que passa a ser a porta de entrada da Z2eekr no país - é "primo" do Volvo EX30. E que, mesmo compartilhando plataforma, chega com oferta muito mais interessante que a do Volvo. E olha que estamos falando de um Volvo!

A versão Premium, de entrada, vem com motor traseiro (e tração traseira) de 272 cv e cerca de 35 kgfm de torque; já a Flagship, de quase R$ 300 mil, tem dois motores (um em cada eixo, promovando o sistema de tração para integral), 428 cv e 55,3 kgfm de torque. As autonomias anunciadas são de 332 km na versão Premium e 302 na Flagship, de acordo com o PBEV do Inmetro.

Tem mais: segundo a Zeekr, os primeiros compradores ganham um ano a mais de garantia como cortesia (de cinco para seis anos) e um carregador wallbox com até 22 kW de potência - além de 3 anos de internet 5G. A garantia do sistema de baterias é de oito anos.

O carro é completo desde a versão de entrada, que vem de série com telas de 8,8 polegadas para o quadro de instrumentos e de 14,6" para a central multimídia; maçanetas internas por botão; teto solar de vidro panorâmico com pretção contra raios UV; rodas de alumínio (19" na Premium e 20" na Flagship) e sistema ADAS completo com nível 2 de automação.

A configuração mais cara, aliás, tem bancos com climatização e massagem, além da possibilidade de ter cabine em duas cores. O sistema de som, de excelente qualidade, é da Yamaha.

O Zeekr X é um SUV de 4,43 m de comprimento (ele é 20 cm maior que o Volvo EX30) e 2,75 m de entre-eixos (contra 2,65 m do modelo "sueco"). Seu porta-malas também é maior: são 362 litros no Zeekr contra  318 l no SUV da Volvo. O X terá apenas quatro opções de cores: branco, bege, cinza e verde.

Zeekr X é um SUV que promete fazer barulho no mercado verde-amarelo (Imagem: Divulgação/Zeekr)
Zeekr X é um SUV que promete fazer barulho no mercado verde-amarelo (Imagem: Divulgação/Zeekr)
Foto: Canaltech
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade