Citroën C4 Cactus se despede do Brasil após seis anos no mercado
SUV compacto encerra produção no país e dá lugar a novos modelos, marcando uma nova fase para a marca
O Citroën C4 Cactus, um dos SUVs compactos mais icônicos da marca, saiu oficialmente de linha no Brasil. Após seis anos de atuação no mercado nacional, o modelo foi retirado do catálogo pela Stellantis, que confirmou o fim de sua produção no país. Apesar disso, o Cactus continuará sendo exportado para mercados vizinhos, como Argentina e Uruguai, até o término das atividades na fábrica de Porto Real (RJ).
Lançado em 2018, o Cactus conquistou atenção com seu design único e com suas duas opções motores eficientes, como o 1.6 aspirado EC5, de 118 cv, e o 1.6 turbo THP, com 173 cv. No entanto, o modelo enfrentou dificuldades para se manter relevante em um segmento cada vez mais competitivo, dominado por SUVs modernos e tecnológicos. A concorrência intensa contribuiu para a decisão de encerrar sua produção.
Ao longo de sua trajetória, o C4 Cactus emplacou cerca de 72 mil unidades no Brasil, com seu melhor ano em 2021, quando vendeu 19.552 exemplares. Em 2024, as vendas despencaram para apenas 1.017 unidades até novembro, refletindo a perda de apelo do modelo no mercado. A Stellantis também aproveitou o momento para anunciar o fim da fabricação dos motores 1.6 aspirado e turbo no Brasil, substituídos por opções mais alinhadas às tendências globais.
No lugar do Cactus, a Citroën aposta em uma nova linha de SUVs, como o Aircross e o Basalt, construídos sobre a plataforma CMP. Esses modelos oferecem mais tecnologia e maior eficiência energética por conta do motor 1.0 turbo. Com isso, a marca planeja fortalecer sua posição no competitivo mercado de SUVs.
O C4 Cactus deixa como legado um design ousado para sua época, mas não conseguiu acompanhar a evolução do segmento. A chegada de novos modelos reflete a estratégia da Citroën de se adaptar às mudanças e oferecer produtos mais competitivos, mirando em um público maior e mais exigente.