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Como dirigir carro automático: 7 dicas para aprender!

Saiba os cuidados ao dirigir carro automático e para que serve cada função do câmbio.

10 out 2024 - 05h00
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Resumo
Carros automáticos são populares, mas é importante entender como funcionam e como usá-los para evitar problemas e acidentes.
O "D" no câmbio automático é a marcha que coloca o carro na posição de "dirigir", ou "drive", em inglês (Imagem: Victoria Ouarets/Pexels/CC).
O "D" no câmbio automático é a marcha que coloca o carro na posição de "dirigir", ou "drive", em inglês (Imagem: Victoria Ouarets/Pexels/CC).
Foto: Canaltech

É comum surgirem dúvidas sobre como dirigir carro automático, já que esse tipo de câmbio traz novidades significativas para motoristas. 

Se o condutor não conhecer o funcionamento de um veículo automático, as funções de cada recurso e as boas práticas com esse tipo de veículo pode causar problemas para o carro ou mesmo aumentar o risco de acidentes.

Os carros automáticos são cada vez mais populares e essa opção pode ser encontrada entre os modelos mais vendidos do país, já que as montadoras comercializam veículos automáticos de fábrica. 

Logo, são prováveis as chances de um motorista comprar, alugar ou dirigir um carro automático em algum momento.

Por isso, é importante entender as vantagens e os pontos de atenção de um veículo que tenha sistema de câmbio automático para, dessa maneira, aproveitar os diferenciais desse sistema sem problemas.

Como funciona o carro automático?

Um carro automático é aquele que conta com câmbio automático, que age de maneira direta na transmissão do veículo. Com essa transmissão automática, o carro conta com um sistema autônomo que entende a relação entre velocidade do carro e rotação do motor, permitindo a mudança automática entre as marchas.

Por isso, o carro automático não possui pedal de embreagem, o recurso utilizado nos carros de câmbio manual para permitir a troca de marcha do veículo. Com o câmbio automático, o motorista utiliza apenas os pedais de freio e de aceleração, já que as trocas de marcha são realizadas de maneira automática.

O motorista utiliza a alavanca de câmbio apenas em determinadas situações, como ao parar o veículo ou ao estacionar. Também é importante observar as funções da alavanca de câmbio automático e o seu uso combinado com o pedal de freio em algumas situações, já que existem sistemas automotivos que exigem esse procedimento para o carro ser colocado em movimento.

O que significam as letras no câmbio automático?

Conhecer as letras ou indicações do câmbio automático é importante para uma direção segura e que não sobrecarregue o sistema de transmissão ou de frenagem do automóvel.

Posição “P” do câmbio automático

A posição “P” vem do termo em inglês “Parking”, ou estacionar, em tradução livre. A função deve ser usada durante o processo de estacionamento do veículo, em complemento ao freio de estacionamento (ou freio de mão), e ajuda a dar estabilidade ao carro.

Posição R

Do inglês “Reversing”, a posição é a usada para colocar o veículo em marcha a ré, sendo útil ao estacionar, parar ou reconduzir o veículo em outra direção.

Posição N

O “N” do câmbio automático significa “Neutro”, o que mantém o veículo no chamado ponto morto e sendo importante para estabilizar o veículo sem o travamento de rodas, em situações como manutenções, por exemplo.

Posição D

A letra “D” do câmbio automático vem do termo “Drive”, ou dirigir, em português, e é a mais usada do carro automático, sendo usada sempre que o veículo é colocado em movimento.

Posição L

Em alguns carros, a alavanca do veículo automático traz a opção “L”, de “Low”, ou baixo em tradução livre. A função é útil para subidas e mantém o veículo na primeira marcha.

Posição S

O “S” de alguns câmbios automáticos significa “Sport”e a função é usada em situações nas quais o motorista deseja conduzir o veículo de maneira esportiva.

Posição 1, 2 e 3

Por fim, alguns modelos de veículo contam com câmbio automático com números 1, 2 e 3. Sua função é similar ao modelos manuais, com cada número representando uma marcha.

Quando a alavanca é colocada em uma dessas posições, o carro funcionará nessa mesma marcha, mesmo que o acelerador seja acionado. Se colocado na posição 1, o carro será mantido sempre na primeira marcha, por exemplo.

Como dirigir carro automático? 7 dicas

Sempre pise no freio ao ligar o carro

Ao ligar um carro com câmbio automático, antes de ativar a ignição por meio de chave ou botão, é preciso pisar no pedal de freio. Por questões de segurança, os veículos apenas liberam o funcionamento do motor na partida com o acionamento do freio. Após pisar no freio, ligue o carro para iniciar a saída.

A direção do carro automático ocorre com a alavanca de câmbio colocada na posição “D”. Por isso, para sair com o carro após ligá-lo, basta pisar no freio, colocar o câmbio em “D” e iniciar a saída com o automóvel.

Use a alavanca com suavidade

A alavanca de câmbio deve ser movimentada para cada posição de maneira suave, sem movimentações rápidas ou bruscas. Também não é indicado permanecer com a mão sobre a alavanca, já que o peso do braço pode deslocar peças internas da alavanca e atrapalhar o seu funcionamento ou aumentar o desgaste.

Não mude de marcha com o carro em movimento

Não é indicado tirar a alavanca de câmbio de posição com o veículo em movimento, já que o pedal de freio precisa ser acionado sempre antes das trocas de posição. Por isso, ao dar ré, é preciso parar o veículo, pisar no freio e depois colocar a alavanca na posição “R”.

Além disso, no trânsito ou em paradas diante de semáforos, o carro automático pode se manter parado apenas com o acionamento do pedal de freio. Mesmo que a alavanca seja mantida na posição “D”, o veículo vai parar.

Evite acelerar sem necessidade

As acelerações excessivas ou bruscas prejudicam uma série de componentes do automóvel e, também, o sistema do câmbio. Além disso, se houver alteração da posição da alavanca de câmbio com o carro em movimento, aumentam as possibilidades de desgaste das peças ou mesmo de problemas mecânicos, colocando motoristas e passageiros em risco.

Tenha atenção ao estacionar o veículo

Quando for estacionar um carro com câmbio automático, acione o pedal de freio e, na sequência, coloque a alavanca na posição “P”. Realize a parada apenas com o acionamento do acelerador, do pedal de freio e, ao final, com o freio de estacionamento. Caso precise dar ré, lembre-se de sempre alterar a posição da alavanca para “R” com o veículo parado

Ao sair com o veículo, basta colocar a alavanca em “D”, baixar o freio de estacionamento e iniciar a aceleração gradual para andar com o carro.

Aproveite o modo automático do câmbio ao máximo

O modo automático do câmbio deve ser utilizado ao máximo, com o motorista intervindo pouco com o uso da alavanca de posição. Logo, ao acelerar, reduzir ou realizar manobras, é possível controlar o veículo apenas com a alavanca na posição “D” e com a aceleração ou uso do pedal de freio. As mudanças da alavanca ocorrem mais em situações de parada e estacionamento.

Atenção com as subidas e declives

Nas subidas, é importante pressionar o pedal de aceleração e controlar a velocidade com atenção. Alguns câmbios possuem a função “L”, que trava o carro na primeira marcha e o ajuda a subir em um aclive. Ao terminar a subida, é só retornar a alavanca para a posição “D”.

A função “L” ou as posições de marcha também são úteis nas descidas, sendo que o carro automático não pode descer na posição “N”, que sobrecarrega o sistema de freios do automóvel. Por isso, basta controlar a velocidade com o pedal de aceleração e manter a alavanca em “L” ou em uma das posições de marcha.

Para conferir outras dicas de direção e outras curiosidades do universo automotivo, acesse o site Terra Mobilidade!

Fonte: Redação Terra
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