Como trocar um pneu furado no meu carro
Entender como trocar um pneu furado no carro é fundamental para garantir a segurança de motorista e passageiros.
Trocar o pneu furado do carro é essencial para a segurança dos motoristas e passageiros. Saber as ferramentas necessárias e o passo a passo para a troca é fundamental para evitar multas e acidentes.
Os pneus são itens essenciais para um automóvel e, principalmente, para a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. Por isso, entender como trocar um pneu furado no carro é importante, seja em emergências, seja para casos em que a troca é necessária pelo desgaste natural dos pneus ao longo do tempo.
Vale lembrar que os automóveis só podem circular se obedecerem às especificações de segurança indicadas na legislação.
Caso um pneu esteja velho, com deformações ou desgastado (aspecto conhecido popularmente como “pneu careca”), o motorista está sujeito a punições que envolvem multas e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Quais as ferramentas para trocar pneu?
As ferramentas para realizar a troca de pneus devem ser mantidas no próprio veículo e, em geral, ficam guardadas no porta-malas. Assim, caso a troca seja necessária durante um trajeto, será possível trocar o pneu furado e seguir viagem.
As ferramentas essenciais para a troca de pneu são:
- Estepe, que é a roda usada para substituição do pneu original que furou ou está desgastado;
- Macaco hidráulico: ferramenta que permite elevar o carro do solo para que a troca de pneu seja feita;
- Chave de roda: peça útil para a remoção de porcas e parafusos que prendem as rodas, disponível em formato de L ou como cruz;
- Triângulo de sinalização: peça considerada item de segurança obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro, ele indica a outros veículos que um automóvel está parado.
Passo a passo de como trocar pneu furado no meu carro
Confira abaixo as etapas necessárias para trocar pneu furado de um carro com segurança e eficiência:
- Se estiver dirigindo, procure encostar o veículo imediatamente, em área plana, ou no acostamento da via;
- Realize a sinalização com o pisca-alerta e, depois, com o triângulo de sinalização, que deve ser colocado a pelo menos 30 passos do veículo. O triângulo deve estar visível a outros motoristas, para evitar batidas e atropelamentos;
- Deixe o carro com o freio de mão puxado e com a 1ª marcha engatada (ou na posição P, no caso de carros automáticos), para que o veículo não se movimente durante a troca de pneu;
- Com a chave de roda, afrouxe cada parafuso presente na roda, com as duas mãos ou com o auxílio dos pés. Os parafusos devem ser apenas afrouxados, pois a retirada completa ocorrerá apenas com o veículo levantado;
- Encaixe o macaco hidráulico na área indicada no carro, em geral próximo da roda e com um triângulo ou seta mostrando onde o macaco deve ser colocado. Após encontrar o local adequado para o encaixe, comece a erguer o carro até o pneu desencostar do chão;
- Em seguida, retire os parafusos afrouxados da roda e remova o pneu furado;
- Coloque o estepe no lugar e aperte os parafusos novamente, girando a chave de roda no sentido horário com firmeza;
- Baixe o carro com o auxílio do macaco hidráulico e aperte os parafusos com força. Utilize os pés ou o peso do corpo, caso seja necessário;
- Guarde as ferramentas utilizadas e o pneu furado. O triângulo de sinalização deve ser o último item a ser guardado e o pisca-alerta só pode ser desligado quando o motorista estiver pronto para sair com o automóvel.
Por que é importante saber trocar o pneu?
É essencial saber como fazer a troca do pneu porque ele pode sofrer avarias que prejudicam o seu correto funcionamento. Se um pneu furar em uma via, é fundamental parar o automóvel e realizar a troca o mais rapidamente possível, já que rodar com pneu furado pode gerar acidentes, danos à roda e também infrações de trânsito.
O mesmo deve ser feito quando o pneu apresenta alguma deformidade, como inchaços e bolhas, bem como quando o pneu perde os chamados sulcos da banda de rodagem em sua superfície e fica “careca”.
Esses componentes ajudam a manter o contato dos pneus com o solo e a estabilidade ao dirigir.
O pneu careca diminui a aderência do automóvel ao asfalto, reduz a eficácia da frenagem ou de manobras e torna o veículo mais instável na pista, principalmente se ela estiver escorregadia. Por isso, ao trocar o pneu, o motorista consegue manter a segurança dos pneus e da condução do automóvel nas vias.
- Leia também: 3 dicas para cuidar bem dos pneus do seu carro
Também é importante saber trocar pneu furado para evitar penalidades, já que o CTB considera infração grave “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente, ou inoperante”.
Caso o veículo tenha componentes de segurança em mau estado de conservação, corre-se o risco de levar multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH. O veículo ainda poderá ser retido pela autoridade de trânsito até que a situação seja regularizada.
Quando é preciso trocar o pneu?
O pneu deve ser trocado sempre que houver uma emergência, como no caso de um pneu furado durante uma viagem ou no deslocamento da cidade. Rodar com pneu furado pode trazer danos ao carro, riscos de acidentes e penalizações por parte dos órgãos de fiscalização de trânsito.
Além disso, a troca de pneus é recomendada sempre que houver desgaste dos sulcos da banda de rodagem, que são pequenas canaletas ao longo da área externa do pneu que entra em contato direto com o solo.
De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os veículos são proibidos de circular quando os sulcos estão com menos de 1,6 mm de profundidade, já que não são considerados seguros.
- Leia também: Veja cuidados para o pneu durar mais
O pneu também precisa ser trocado caso tenha deformidades, como bolhas, calombos e inchaços que podem comprometer sua segurança e correto funcionamento.
Quais os cuidados na hora de trocar o pneu do carro?
Entre os principais cuidados no momento de trocar o pneu do automóvel, estão:
- Manter o pisca-alerta ligado;
- Realizar a sinalização na via com o triângulo de sinalização, colocado a uma distância suficiente para evitar colisões e novos acidentes;
- Ter cuidado no manuseio de ferramentas como o macaco hidráulico e a chave de roda;
- Elevar o veículo a uma altura segura do solo e mantê-lo firme apoiado no macaco, sem que haja risco do automóvel descer repentinamente;
- Caso a troca não esteja acontecendo em uma situação de emergência, é indicado utilizar pneus novos na traseira do automóvel ou a troca dos 4 pneus de uma vez, sempre utilizando o modelo de pneu adequado para cada eixo, conforme indicação no manual do carro.
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