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Em 1984, a Ford fabricou quatro unidades do RS200 S em vermelho Ferrari: hoje, elas custam o mesmo que uma Ferrari de verdade

Ford RS200 S é um pedaço da história do automobilismo, com apenas 200 unidades fabricadas Apenas 20 delas tiveram seus motores modificados para dar mais 100 cv, e apenas quatro ostentavam uma pintura vermelho Ferrari. No Reino Unido, um foi leiloado

22 mar 2025 - 08h12
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Foto: Xataka

Em meados dos anos 80 do século passado, havia uma categoria no Campeonato Mundial de Rally em que veículos de apenas mil quilos voavam por estradas de terra movidos por motores de até 600 cv. Era a era de ouro do rali do Grupo B, e o risco de dirigir esses mísseis de quatro rodas logo fez com que a categoria fosse abandonada, deixando de fora lendas como o Lancia Delta S4 Integrale, o Audi S1 Quattro e o Peugeot 205 T16.

O único requisito para as marcas participarem dessa categoria era que o carro concorrente tivesse pelo menos 200 unidades aprovadas para as ruas. A Ford projetou o RS200 especificamente para esse teste e construiu 200 unidades para atender à cota dos regulamentos.

Isso, por si só, já o torna uma peça muito procurada por colecionadores. Mas a Ford foi um pouco além, dando outra guinada na exclusividade e fabricando 20 deles sob o emblema S (de Special) em seu nome. O canadense Murray DeWert foi o responsável por ajustar seu motor adicionando 100 cv a mais aos 200 cv que o modelo "padrão" RS200 já montava.

A intensa história do Ford RS200 S

O Ford RS200 foi projetado especificamente para competir no Grupo B de rali e foi introduzido em meados dos anos 80, notável por sua tração nas quatro rodas. A Ghia projetou um chassi de fibra de vidro ultraleve e instalou um motor turbo de 1,8 litro desenvolvido pela Cosworth, capaz de gerar até 450 cv em sua versão de competição. Portanto, as 20 unidades do Ford RS200 S eram um carro de rua, mas com apenas 100 cv a ...

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