Mercedes-Benz cria pintura que pode captar energia solar
Promissora, essa nova tecnologia pode diminuir quantidade de recarga e gerar energia suficiente para percorrer até 12 mil quilômetros no ano
Imagine ter um carro elétrico que tem uma tinta capaz de "sugar" a luz solar abundante da região onde você mora e a transformar em energia elétrica para a bateria do carro? Pois é, a Mercedes criou isso
Soluções e ideias criativas vindas do departamento de engenharia em prol da sustentabilidade nunca param de surgir - e, algumas, de surpreender. Esse é o caso de uma nova tecnologia da Mercedes: a pintura "solar" capaz de gerar energia pela carroceria do carro elétrico.
Segundo os criadores, a tinta usa células ultrafinas - de apenas 5 micrômetros de espessura, mais fina que um fio de cabelo humano - com 20% de eficiência energética. De acordo com a marca alemã, essa solução poderia aumentar ainda mais a autonomia dos EVs.
Como funciona?
A tecnologia funciona da seguinte maneira: as células solares, que são integradas à pintura, convertem de forma automática a luz do sol em energia elétrica, que é direcionada imediatamente para a bateria do veículo. O detalhe é que o sistema funciona mesmo se o carro estiver desligado.
A solução ainda não tem força suficiente para alimentar totalmente a bateria do carro e fazê-lo cumprir a promessa de autonomia - como alguns carros "solares" já tentaram -, mas a Mercedes garante que a energia gerada pela pintura poderia fazer um EV percorrer até 12 mil quilômetros a mais por ano - obviamente, de acordo com as condições de iluminação.
Repare no "até" 12 mil. Isso depende da quantidade de luz e também de uma série de outra variáveis, como uso do ar-condicionado, peso do pé do motorista, peso do carro etc. A ideia funcionaria quase como um "extensor".
A vantagem é que a pintura não usa materiais tóxicos e também é reciclável, além de poder ser aplicada em todos os tipos de superfícieis, não somente em carros com arrasto aerodinâmico extremamente baixo.
Vamos aos números práticos: em algumas cidades da Alemanha, onde motoristas percorrem em média 50 quilômetros por dia, 62% desse trajeto - ou seja, 31 km - poderia ser coberto pela tecnologia de energia solar. Isso na Alemanha. Em cidades mais quentes, como Los Angeles (EUA), a Mercedes estima que a tecnologia poderia dar conta de 100% do consumo de bateria exigido pelo motor elétrico.
A Mercedes acredita nessa tecnologia e acha que ela pode mudar a mobilidade elétrica que conhecemos hoje, especialmente nas regiões onde a energia solar é abundante - como em muitas cidades do Brasil. A empresa promete que vai continuar a pesquisa para conseguir desenvolver ainda mais a solução.