Enquanto metade do mundo está obcecada pelo carro elétrico, o Japão continua comprometido com a sua aposta: carro híbrido
De acordo com a Bloomberg, apenas 10% dos carros vendidos em 2030 serão elétricos As vendas de híbridos superaram, pela primeira vez, as de carros a gasolina em 2023
Quase três décadas após o lançamento do primeiro Toyota Prius no mercado japonês, o carro híbrido reina no país que o lançou para o resto do mundo. Em 2023, os carros com motorização híbrida superaram pela primeira vez as vendas de veículos com motores a combustão no Japão.
Segundo os dados coletados pela Bloomberg, os mais recentes disponíveis, 51,1% dos carros vendidos no país em 2022 eram a gasolina, enquanto 42,6% eram híbridos. Quando aquele artigo foi escrito, esperava-se que 44,3% das vendas no ano seguinte fossem de gasolina, enquanto os híbridos deveriam ter crescido para 48,8% das vendas.
Mas as vendas de híbridos chegaram a 55% do total em 2023. Sem dados de 2024, o Nikkei apontou que 1,5 dos 2,7 milhões de carros vendidos no Japão em 2023 eram híbridos. A participação de mercado do carro a gasolina despencou para 36%.
As perspectivas, além disso, apontam para que a diferença continue crescendo ao longo dos anos e que os híbridos sejam, de longe, a opção preferida dos japoneses pelo restante da década. As previsões da Bloomberg indicam que, em 2030, 67,1% dos veículos comprados no Japão serão híbridos, enquanto menos de 20% serão a gasolina.
Se isso se concretizar, o mercado de automóveis japonês seria único entre os países mais desenvolvidos. Apesar do atual esfriamento da demanda, a Bloomberg NEF já apontou que, em 2030, na Europa, o carro elétrico alcançará uma participação superior a 30%. Outros relatórios são ainda mais otimistas e apontam que as vendas ...
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