Hyundai encerra produção do Creta Action e descontinua motor 1.6 aspirado
O modelo de entrada, Hyundai Creta Action, sai de linha após oito anos de mercado, marcando o fim de uma era
O Hyundai Creta Action, reconhecido por seu design da primeira geração de 2016, encerra sua produção na fábrica de Piracicaba (SP). Esse movimento ocorre após o lançamento da linha 2025, que traz mudanças significativas no portfólio do SUV, incluindo a substituição de motores aspirados por opções mais modernas e eficientes.
A produção do modelo de entrada também marca o fim do uso do motor 1.6 aspirado, uma das principais características que diferenciavam o Creta Action das versões mais recentes.
O Creta Action vinha equipado com o motor 1.6 aspirado de 130 cv, além de câmbio automático de seis marchas.
De série, o modelo conta com itens essenciais como ar-condicionado manual e controle de tração e estabilidade, o modelo era uma opção viável para diversos consumidores, especialmente para o público PCD. No entanto, com as novas regulamentações de emissões do Proconve L8, a Hyundai optou por motores mais modernos.
A nova linha Hyundai Creta 2025 traz opções de motorização turbo para substituir o aspirado. Entre os destaques, estão o motor 1.0 turbo flex de 120 cv e o novo motor 1.6 turbo de 193 cv, presente na versão Ultimate.
Por fim, o Creta Action deixa uma lacuna de R$ 14 mil entre o Hyundai HB20 topo de linha e o novo Creta em sua versão de acesso.