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Inmetro revela consumo do BYD King: até 44,2 km/litro

Números oficiais do sedã médio da greentech chinesa, rival direto do Toyota Corolla Hybrid, são bem melhores que o do principal concorrente

18 jul 2024 - 18h53
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Resumo
O Inmetro revelou os dados oficiais de consumo do BYD King, que surpreenderam: até 44,2 km/litro na cidade na versão mais cara, a GS. Configuração GL também tem ótimos números

O Inmetro revelou nesta semana os números oficiais de consumo do BYD King, lançado oficialmente em junho. E os dados surpreenderam. Positivamente.

Segundo a entidade, o sedã é capaz de fazer até 44,2 km/litro quando usa a combinação entre os motores elétrico e a combustão. Vale lembrar que a autonomia no modo 100% elétrico, na versão GS (R$ 187.800), é de pouco mais de 100 quilõmetros.

O registro oficial é de 44,2 km/l na cidade e de 36,7 km/l na estrada, com gasolina, na versão que tem bateria de 18,3 kWh. Se o King usa só o motor 1.5 a combustão, sem o elétrico, os números também são bons: 16,8 km/l e 14,7 km/l, respectivamente.

Já na versão GL - de entrada (R$ 175.800), que tem bateria de 8,3 kWh - o número apontado foi de 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada na medição híbrida. Se forem considerados só os dados do motor térmico, os números são de 16,3 km/l e 14,3 km/l, respectivamente. Os números são sempre melhores na cidade.

BYD King GS é a resposta da BYD para frear o sucesso do Toyota Corolla, líder entre sedãs médios há mais de década
BYD King GS é a resposta da BYD para frear o sucesso do Toyota Corolla, líder entre sedãs médios há mais de década
Foto: André Deliberato/Terra

E quanto bebe o Corolla?

Para efeito de comparação, o Toyota Corolla híbrido - que não é plug-in, importante dizer - pode fazer 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada com o mesmo combustível.

O King GL tem 209 cv e 8,3 kWh, o que é capaz de fazê-lo rodar 55 km no modo elétrico. Já o King GS, por sua vez, tem conjunto de até 235 cv e 18,3 kWh, com alcance puramente elétrico de pouco mais de 100 km.

O sedã tem 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,49 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, é mais comprido, largo e alto que o Toyota Corolla, que tem 4,63 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura - apesar do entre-eixos quase igual, de 2,70 m. Já o porta-malas é um pouco menor: 450 litros do King contra 470 litros no Corolla.

Em termos de equipamentos, há poucas diferenças entre as versões, mas faltam coisas na comparação com o Corolla.

O King GL vem com central multimídia com tela de 12,8" com Android Auto e CarPlay sem fio, wifi, chave inteligente e operações pelo aplicativo, quadro de instrumentos 100% digital, som com seis alto-falantes, câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, banco do motorista com ajuste elétrico e memorizador, freio de estacionamento eletrônico e quatro entradas USB.

O GS tem tudo citado e ainda adiciona sistema bidirecional de energia (nesse modo, o carro pode funcionar como tomada e carregar outros dispositivos), mais dois alto-falantes, ajuste elétrico para o banco do passageiro, faróis com DRL integrado, luz ambiente e ar-condicionado com duas zonas de atuação.

BYD King GS é a versão mais cara do sedã, que é híbrido do tipo plug-in
BYD King GS é a versão mais cara do sedã, que é híbrido do tipo plug-in
Foto: André Deliberato/Terra
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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