Por um motivo tão estúpido quanto engraçado, alguém colocou seis rodas e dois motores em um Renault 5 Turbo. E o resultado foi ótimo
Um preparador francês modificou vários Renault 5 na década de 1980. Um deles passou pelo Dakar Léonard, seu inventor, instalou dois motores em um único Renault 5
Os carros de seis rodas sempre geraram certa fascinação. Desde o famoso Tyrrell P34, com o qual Jody Scheckter conseguiu vencer uma corrida de Fórmula 1, até os Mercedes G63 AMG 6x6, que se tornaram famosos por sua presença descomunal e sua capacidade de superar qualquer obstáculo no deserto.
A história que trazemos hoje tem um pouco do primeiro e muito do segundo. Do primeiro porque, podemos pensar, um Renault 5 Turbo tem muito mais a ver com um "pequeno" Tyrrell P34 (pelo menos se considerarmos seus 4,32 metros de comprimento em comparação aos 5,63 metros máximos que um Fórmula 1 atual pode medir) do que com um gigantesco Mercedes de três eixos.
Mas também tem do segundo porque a origem desse Renault 5 Turbo de seis rodas nasceu com a ideia de superar qualquer obstáculo que surgisse no caminho. Qualquer obstáculo que, por exemplo, pudesse ser encontrado no Dakar.
Sim, no Dakar.
Um Dakar muito louco como publicidade
Quem esteve na largada do Rally Paris-Dakar de 1980 deve ter se deparado com uma cena tão maravilhosa quanto alucinante. Na corrida havia quatro aventureiros tentando cruzar a África em uma Vespa e também um Renault 5 modificado para acomodar seis rodas.
Esse era exatamente o grande objetivo de Christian de Léotard ao pegar a base de um dos esportivos mais icônicos da época e transformá-lo em um carro de três eixos, seis rodas, dois motores e, claro, duas caixas de câmbio.
Léotard era especializado nesse tipo de modificação e já havia experimentado algo ...
Matérias relacionadas
O eletricista recomendou que eu fizesse isso em casa: fiz e me economizou dinheiro e problemas