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Quais são os carros automáticos mais econômicos em 2025, segundo o Inmetro

Instituto publicou a primeira lista de 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, que classifica o consumo dos automóveis à venda

25 jan 2025 - 05h00
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Toyota Corolla Cross 2026
Toyota Corolla Cross 2026
Foto: Toyota/Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou a primeira lista de 2025 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que classifica o consumo de combustível dos automóveis à venda no Brasil. 

A relação traz as avaliações de quase 1,2 mil modelos de carros disponíveis no mercado brasileiro, desde os movidos à combustão, por gasolina, etanol e diesel, aos híbridos e elétricos. 

O consumo dos veículos é avaliado em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l (quilômetros por litro), o que significa que é analisado o gasto necessário de energia para que determinado carro se locomova. 

No caso dos veículos com motores à combustão, cada combustível tem determinada quantidade de energia por litro abastecido. Entre os elétricos, é medida a energia com base na eletricidade armazenada nas baterias. Quanto menor o gasto a cada quilômetro rodado, mais eficiente é o veículo, segundo o Inmetro.

Os testes acontecem em condições pré-determinadas e, ao fim, os veículos recebem avaliações que vão de A, para os mais eficientes, até E, para os mais 'gastões'. Os elétricos predominam na categoria A, pela alta capacidade de transformar energia em movimento. 

O Terra listou os dez carros automáticos flex com menor consumo em MJ/km, vendidos no Brasil, de acordo com a listagem do PBEV do Inmetro. Foram consideradas as versões mais eficientes de cada modelo e que não têm transmissão manual, o que inclui carros com câmbio CVT e dupla embreagem. Confira: 

  • Toyota Corolla, motor 1.8 híbrido flex, com câmbio CVT, nota B
    • Consumo: 1,21 MJ/km; cidade: 12,8 km/l com etanol, 18,5 km/l com gasolina; estrada: 11,1 km/l com etanol, 15,7 km/l com gasolina
  • Toyota Corolla Cross, motor 1.8 híbrido flex, com câmbio CVT, nota B
    • Consumo: 1,29 MJ/km; cidade: 12,5 km/l com etanol, 17,7 km/l com gasolina; estrada: 10,1 km/l com etanol, 14,6 km/l com gasolina
  • Fiat Cronos, motor 1.3 flex, com câmbio CVT, nota B
    • Consumo: 1,50 MJ/km; cidade: 9,3 km/l com etanol, 13,3 km/l com gasolina; estrada: 11 km/l com etanol, 15 km/l com gasolina
  • Hyundai HB20S, motor 1.0 turbo flex, com câmbio automático de seis marchas, nota B
    • Consumo: 1,51 MJ/km; cidade: 9 km/l com etanol, 13 km/l com gasolina; estrada: 11,2 km/l com etanol, 16 km/l com gasolina
  • Honda City, motor 1.5 flex, com câmbio CVT, nota C
    • Consumo: 1,53 MJ/km; cidade: 9,2 km/l com etanol, 13,1 km/l com gasolina; estrada: 10,5 km/l com etanol, 15,2 km/l com gasolina
  • Honda City Hatch, motor 1.5 flex, com câmbio CVT, nota C
    • Consumo: 1,53 MJ/km; cidade: 9,1 km/l com etanol, 13,3 km/l com gasolina; estrada: 10,5 km/l com etanol, 14,8 km/l com gasolina
  • Honda HB20, motor 1.0 turboflex, com câmbio automático de seis marchas, nota C
    • Consumo: 1,54 MJ/km; cidade: 9,1 km/l com etanol, 13,1 km/l com gasolina; estrada: 10,5 km/l com etanol, 14,8 km/l com gasolina
  • Fiat Pulse, motor 1.0 turboflex híbrido leve, com câmbio CVT, nota C
    • Consumo: 1,54 MJ/km; cidade: 9,3 km/l com etanol, 13,4 km/l com gasolina; estrada: 10,2 km/l com etanol, 14,4 km/l com gasolina
  • Toyota Yaris Sedan, motor 1.5 flex, com câmbio CVT, nota C
    • Consumo: 1,55 MJ/km; cidade: 9,2 km/l com etanol, 12,7 km/l com gasolina; estrada: 10,6 km/l com etanol, 14,9 km/l com gasolina
  • Chevrolet Onix Plus, motor 1.0 turboflex, com câmbio automático de seis marchas, nota C
    • Consumo: 1,58 MJ/km; cidade: 8,6 km/l com etanol, 12,1 km/l com gasolina; estrada: 11,1 km/l com etanol, 15,8 km/l com gasolina
Fonte: Redação Terra
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