Quatro pilotos fazem acrobacia histórica em volta da ponte mais alta da Europa; veja
Estrutura tem 198 metros de altura, em Montenegro
Quatro pilotos do grupo de acrobacias tcheco da Red Bull, ‘Flying Bulls’, realizaram uma manobra histórica em volta da ponte Mala Rijeka, de 198 metros de altura, em Montenegro, próxima à fronteira com a Albânia. A bordo de quatro XtremeAir XA42s, eles foram os primeiros a realizar o primeiro loop de grupo invertido do mundo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo informações da agência de notícias Reuters, a acrobacia se torna histórica devido a dois fatores: o desafio técnico, visto que eram quatro aviões fazendo o mesmo movimento ao mesmo tempo, e a localização complexa, por estarem passando por um cânion íngreme com uma grande estrutura. Qualquer erro de cálculo poderia ser mortal.
O líder da equipe, Stanislav Čejka, explicou à agência de notícias que foram necessários meses de preparação e planejamento cuidadoso para a tentativa. Apesar das dificuldades, o grupo concluiu tudo com sucesso. “Esse tipo de movimento raramente é feito, mesmo em céu aberto. Fazê-lo em um cânion é algo que nunca foi tentado antes”, conta.
Czech pilots first in the world to perform a group loop under a bridge
Flying Bulls Aerobatics team, sponsored by #RedBull, demonstrated the highest level of professional skill by performing a challenging maneuver — a group loop under a bridge. pic.twitter.com/HLUHO9Fmom
— VillainCZ (Man In The High Castle) (@VillainCz) October 26, 2024