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Stellantis inaugura novo centro tecnológico e contrata 400 engenheiros para eletrificação

A Stellantis anunciou recentemente um grande investimento na eletrificação automotiva no Brasil ao inaugurar o TechMobility

20 mar 2025 - 10h44
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Stellantis
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Foto: Divulgação Stellantis

O novo complexo tecnológico, considerado o maior da América Latina, vai focar em tecnologias elétricas de baixa e alta voltagem. Para fortalecer esse objetivo, a Stellantis também anunciou a contratação imediata de mais 400 engenheiros especializados no setor.

Durante a inauguração do TechMobility, o presidente da Stellantis América do Sul, Emanuele Cappellano, e Antonio Filosa, presidente das Américas e de Qualidade, destacaram a importância estratégica desse projeto. O novo centro faz parte do plano de investimentos da empresa, que prevê o aporte de R$ 32 bilhões no Brasil até 2030, criando ainda mais oportunidades de emprego e desenvolvimento.

Além dos novos engenheiros, a Stellantis havia anunciado recentemente a abertura de outras 1.500 vagas para diversas áreas operacionais e técnicas, visando atender à crescente demanda por tecnologias sustentáveis no mercado brasileiro.

Outro anúncio importante feito pelo grupo envolve ações sociais. John Elkann revelou a expansão de um grande projeto de filantropia na América do Sul, que vai beneficiar 165 mil alunos, capacitar mil professores e apoiar mais de 200 escolas. Este será o maior investimento social da Stellantis nos últimos dez anos na região.

Em relação às novas tecnologias, o sistema híbrido-leve (MHEV) presente nos modelos Fiat Pulse e Fastback será expandido. Em breve, essa tecnologia também estará disponível nos veículos Peugeot 208 e 2008 e nos Citroën C3, Aircross e Basalt, todos equipados com motor turbo T200.

A empresa planeja ainda introduzir um sistema híbrido-leve mais robusto, de 48V, no Jeep Compass e possivelmente na Fiat Toro. Diferentemente do atual sistema, a nova tecnologia poderá movimentar diretamente as rodas do veículo, oferecendo desempenho mais eficiente e econômico, em conjunto com o motor turbo 1.3 T270.

Por fim, existem expectativas de que modelos totalmente elétricos possam ser fabricados futuramente no Brasil, incluindo o sucessor do Fiat Mobi e Argo e novos modelos da marca Leapmotor, com lançamentos previstos para os próximos meses.

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