Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: siga repercussão da escolha do novo papa

Um motor a combustão para revolucionar o carro elétrico: a invenção espanhola que já desperta interesse na indústria

Os espanhóis da INNengine desenvolveram um motor chamado e-REX, que busca revolucionar os carros elétricos de autonomia estendida

22 abr 2025 - 11h27
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Há décadas estamos criando motores a combustão mais eficientes, mas sempre com os mesmos princípios básicos. Agora, uma startup espanhola tem uma ideia radicalmente diferente: um motor projetado do zero para os híbridos do futuro. Ele se chama e-REX e já chamou a atenção de dois gigantes: Renault e Geely.

E agora começam os testes para ver se o prometido "motor revolucionário espanhol" se tornará o coração dos novos carros eletrificados.

O e-REX

Juan Garrido Requena é engenheiro e cofundador da INNengine. Em 2020, ele postou em seu canal no YouTube um vídeo com um título chamativo: "e-REX: o verdadeiro motor para autonomia estendida". Nele, ele compartilhava sua visão para a criação de um motor a combustão que revolucionaria a mobilidade híbrida.

Um motor assim deveria ser compacto, leve, sem vibrações ou ruídos notáveis e, além disso, eficiente. O e-REX atendia a essas condições e Garrido afirmava que era o primeiro projetado especificamente para os carros do futuro, já que os motores dos híbridos de então, e os de agora, eram modificações de motores de combustão tradicionais.

A chave do e-REX não está apenas em seu tamanho e peso de cerca de 35 quilos, mas na potência. É um motor de um tempo que, segundo Garrido, é duas vezes mais potente que um motor de dois tempos e quatro vezes mais potente que um de quatro tempos. O consumo é baixo, assim como as emissões de CO₂ e NOx, e ele é comparável em potência a um motor de quatro tempos de 2.000 cc.

Seu design de pistões ...

Veja mais

Matérias relacionadas

China está se infiltrando na Europa por meio dos carros baratos; a solução da Renault: voltar ao diesel

Os caças F-35 e os mísseis balísticos dos Estados Unidos dependem de um componente essencial de um ímã; o problema é que ele era fabricado na China

Os especialistas em assistência rodoviária da Alemanha têm certeza: os carros elétricos quebram menos

O superesportivo elétrico que está desafiando as leis da física: tem 1.000 CV e consegue andar de cabeça para baixo

Elon Musk admite que estava errado: nove anos depois, a Tesla não cumprirá uma de suas grandes promessas com a direção autônoma

Xataka
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade